quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Inscrições abertas para a Oficina de Maracatu com o Baque Alagoano - Preparando para Carnaval 2016

Oficina vai formar novos batuqueiros de olho nos cortejos de carnaval

(clique na imagem para aumentar)



Ainda dá tempo participar da oficina para formação de novos integrantes do grupo percussivo Maracatu Baque Alagoano. A preparação acontece no próximo sábado (17) e domingo (18), no Jaraguá. A participação é aberta a pessoas de todas as idades, experientes com música ou não, porém as vagas são limitadas.

O grupo cederá instrumentos aos oficineiros – agogô, alfaia, caixa, xequerê e gonguê – e, ao lado da prática musical na Praça Marcílio Dias, vai proporcionar uma contextualização histórica e cultural do maracatu em Alagoas, em palestra no auditório da Casa do Patrimônio – IPHAN. As atividades da oficina são sempre das 9h às 18h, com pausa para almoço das 12h às 14h.

Esta é a segunda oficina de formação para novos integrantes conduzida pelo grupo em 2015, e tem como destaque o fato de começar a preparação para as prévias e o carnaval 2016. O Baque Alagoano conduz as atrações no Largo dos Pombos (ou Largo dos Poetas) a cada ano, no Jaraguá Folia, e também uma série de atividades para marcar datas importantes da cultura alagoana, como o Dia do Folclore e o Dia da Consciência Negra.

Para a oficina deste fim de semana foram abertas 50 vagas. A inscrição tem valor de R$ 30,00 mais 1 kg de alimento não perecível e pode ser feita através dos telefones 9.9997-4515 (Rômulo) e 9.9978-4701 (Rose), ou através do e-mail: baquealagoano@gmail.com.


O Maracatu Baque Alagoano

Em atuação há 8 anos na cidade de Maceió, o próprio Maracatu Baque Alagoano começou após uma oficina ministrada pelo músico, percussionista e artesão Wilson Santos, no CENARTE. Por isso mantém viva a tradição de ensinar o maracatu, seus baques e loas a novos participantes, interessados em contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento da cultura de nosso estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário