A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL) implantou na semana dos “120 anos de abolição e resistência” a Coluna AXÉ, precisamente no dia 13 de maio. A produção midiática será publicada semanalmente no jornal Tribuna Independente.
Interligada ao Sindicato de Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal), a Cojira-AL foi instalada no dia 24 de novembro de 2007. Desde então, busca interagir com os diversos segmentos afros, além de desenvolver a interlocução com os meios de comunicação.
Atualmente, existem seis núcleos no Brasil que trabalham as questões étnicos-raciais no movimento sindical de jornalistas, são eles: Núcleo de Jornalistas Afro-Brasileiros do Rio Grande do Sul e as Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRAS) em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Alagoas e Bahia.
A coluna Axé será uma importante ferramenta de trabalho para divulgar as atividades políticas-culturais das mais variadas instituições que trabalham a História e a Cultura Afro-Brasileira; denunciar os casos de racismo e intolerância religiosa; estimular a identidade étnica promovendo a auto-estima do povo afro-brasileiro; além de refletir sobre o papel da mídia nesse contexto.
Todas as terças-feiras, primeiro dia útil dos impressos alagoanos, será possível conferir a mídia afro na ativa. A coluna Axé já possui um formato padrão, meia página colorida no formato stand, preenchida com: editorial, notas informativas, curtas e fotos.
Pela primeira vez no Estado de Alagoas, uma entidade conquistou um espaço periódico para abordar a temática afro. O sucesso da coluna Axé também depende de você, faça sua parte! Contribua com o envio de informações para o email cojira.al@gmail.com, seu material poderá igualmente ser utilizado no blog da entidade: www.cojira-al.blogspot.com.
Veja em anexo a 1ª edição da Coluna Axé.
Um abraço
Helciane Angélica - Jornalista, Presidente do Anajô e integrante da COJIRA/AL
Nenhum comentário:
Postar um comentário