segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Baque Alagoano no Museu Théo Brandão

Foto: batuqueiros agradecendo ao público na apresentação do Museu Téo Brandão
O dia 10 de julho de 2008 vai ficar na história do Baque Alagoano.

Convidado para se apresentar no Projeto Engenho de Folguedos, de fomento à cultura popular, coordenado pela ASFOPAL – Associação de Folguedos Populares de Alagoas, o Baque levou, por meio de muita divulgação, uma boa quantidade de espectadores para o Museu Téo Brandão, onde ocorrem as atividades do projeto.

O Baque sucedeu a apresentação do Guerreiro Mensageiros de Padre Cícero, do falecido Mestre Venâncio. Uma honra para os membros do grupo, poder dividir a noite com um dos Guerreiros de maior expressão do estado.

Para surpresa dos batuqueiros, o Baque Alagoano agradou logo de cara. A reação do público foi surpreendente. Cada toque, cada música, cada baque, soava como algo novo e instigante para um público que demonstrava cada vez mais entusiasmo e encantamento.

E a alegria do público fez a alegria dos batuqueiros! A alegria dos batuqueiros fez a alegria do público! Até uma criativa coreografia foi improvisada, para acompanhar o som contagiante dos instrumentos percussivos!

Ao final, em meio aos aplausos e brados de alegria, algo inesperado: um grito de “mais um” ecoou pelo Museu Théo Brandão!

Batuqueiros se entreolhando, surpresos... “E vamos à baiana!”

Os batuqueiros desceram do palco e se misturaram com a platéia!

Pois é, batuqueiros e espectadores juntos, fazendo um ritmo tipicamente alagoano, provando que aqui tem um povo alegre e que também curte arte e cultura.

E pensam que acabou? Não, acabou não!

A repercussão da apresentação do Baque Alagoano foi extremamente positiva. Tanto que no dia seguinte, a direção do museu entrou em contato com os membros do Baque para convidá-los a se apresentar no dia 22 de agosto de 2008 - DIA DA CULTURA.

O convite, em verdade, soou com uma ordem. Mas uma ordem imposta pelos próprios membros do grupo que têm em si, a obrigação de fazer, divulgar, aprender, ensinar e transmitir para os alagoanos o amor pela arte e cultura local.

DIA 22 DE AGOSTO VEM AÍ!!! E VAMOS FAZER O MUSEU THÉO BRANDÃO ESTREMECER!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário