quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

BAQUE SEMANA N.º 4

BAQUE SEMANA
Ano 1, n.º 4, 22.01.2009
www.maracatubaquealagoano.blogspot.com
_______________________________________________

Aqui estamos nós, nesta eufórica contagem regressiva para o nosso Grande Dia. Há apenas 23 dias da Sexta-feira, 13 de fevereiro, neste que é o “Dia de Sorte” do Baque Alagoano, vamos coroar os esforços de todo um ano de trabalho e dedicação dos batuqueiros do Baque.
O Maracatu Baque Alagoano é um grupo independente, que surgiu da vontade de seus integrantes de conviverem mais de perto com a Cultura e a Musicalidade de Alagoas. É coisa de paixão de paixão pelo batuque. Cada atividade, cada detalhe, tudo o que se refere ao Baque é resultado dos recursos, da dedicação e da iniciativa de seus integrantes. Parabéns a todos os batuqueiros! Principalmente aos que se engajaram formal ou informalmente com as atividades práticas e administrativas do grupo, como as Coordenações e Comissões.
Por falar nisso, como o Baque é uma associação regularmente constituída, em breve será convocada a assembléia ordinária para que em conjunto os seus integrantes votem as medidas necessárias ao seu pleno e satisfatório funcionamento para 2009.
O mês de janeiro não está moleza, hein!? Ensaios todos os sábados e domingos, reuniões todas as quartas, oficinas, confecção de adereços, de estandartes, prova de figurino, captação de parceiros, oficina no Nação Cambinda Estrela, ufa!!! Coragem, bravos batuqueiros! Que é muito trabalho, mas a satisfação não tem preço.
______________________________________________
. Estamos no Wikipédia, a enciclopédia livre mais conhecida da internet. Estamos na ocorrência “Maracatu Nação”, entre os grupos ali mencionados. A iniciativa partiu do batuqueiro Marcelo Melo. Obrigada pela gentileza, batuqueiro Marcelo! Confiram no link http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracatu_Na%C3%A7%C3%A3o
_______________________________________________
. Estivemos no topo do blog oficial das prévias do Jaraguá durante todo o final de semana, numa charmosa foto em nossa concentração de 2008, lá no Largo dos Pombos. Agora somos a quarta ocorrência do blog, já que novos grupos postaram suas fotos em seguida. Confiram no www.jaraguafolia.blogspot.com
_______________________________________________
. Uma notícia muito importante, e que já vem circulando o Brasil todo: Agora temos o Dia Estadual de Combate à Intolerância religiosa, estabelecida por decreto no Diário Oficial do Estado do dia 19/01/2009. O Dia é muito significativo: 2 de fevereiro, o do Quebra de Xangô. O mesmo dia já é feriado municipal, também por decreto. Nesta data, em 1912, as autoridades em Alagoas autorizaram a invasão e destruição dos locais de culto de religiões afro no Estado, num violento e vergonhoso episódio de perseguição aos pais e mães de santo, que foram espancados publicamente, tiveram os terreiros invadidos, com seus utensílios ritualísticos saqueados, violados e exibidos em passeata pela cidade.
O dia 2 de fevereiro faz parte da agenda oficial do Maracatu Baque Alagoano, quando independente de convites o grupo promove uma apresentação pela passagem da data.
_______________________________________________
. O dia 24 de janeiro (sábado) será muito especial para o Maracatu Baque Alagoano. Quatro acontecimentos importantes marcarão o dia: 1) faremos nosso primeiro ensaio agregando metais às músicas do Baque; 2) ensaiaremos as músicas e loas que comporão nosso repertório nas prévias; 3) faremos nosso primeiro ensaio festivo, às 17h, quando o grupo se dirigirá ao Largo dos Pombos e realizará um grande batuque onde todos os interessados que levarem seus instrumentos poderão se agregar à batucada; 4) será confeccionado o novo estandarte do Baque, por um grupo de artistas plástico, que gentilmente disponibilizaram parte de seu tempo e sem custo irão agregar seus talentos e técnicas em prol do Maracatu Baque Alagoano.
_______________________________________________
. No dia 18 de fevereiro (quarta-feira), o Baque vai animar a prévia de carnaval do espaço da Unimed no Corredor Vera Arruda. Juntamente com o Boi de Fernão Velho, que por diversas vezes já nos acompanhou com suas performances, o Baque será a única atração musical do evento. Será feito um cortejo pelo Corredor, que promete arrastar os foliões da região ao som do Maracatu.
________________________________________________
. Cerca de 20 batuqueiros do Baque Alagoano estiveram na sede do Maracatu Nação Cambinda Estrela, em Recife, nos últimos dias 17 e 18. Tivemos participações especiais nesta expedição, como a nossa querida Renata (por hora ex-batuqueira, pois Renata está envolvida em outros projetos) e de nossa companheira de muitas horas e, quem sabe, futura batuqueira Yume (vamos arrumar um tempinho, menina? O Baque te aguarda). Ainda esta semana os expedicionários irão dividir com nós o seu “Diário de Bordo”, com todas as aventuras e acontecimentos. Mas as fotos da visita já foram disponibilizadas. Vão até o nosso blog e confiram.
________________________________________________
. O e-fly de divulgação das atividades do Baque até o carnaval já está pronto e ainda esta semana estará circulando. Um agradecimento especial ao Marcão (Gordo) que sempre apoiou o Maracatu Baque Alagoano criando nossa logo e todo nosso material institucional.
________________________________________________
. Faleceu na madrugada do dia 21 de janeiro o radialista Edécio Lopes, 75. As primeiras homenagens aconteceram tarde, com as apresentações do Pinto da Madrugada e dos Seresteiros da Pitanguinha antes da missa de corpo presente, as 16h. O sepultamento foi às 17h. Nas prévias de carnaval o radialista será o grande homenageado. Desde o dia 13 de agosto passado Edécio sofreu um acidente vascular cerebral. Há cerca de dois meses, o radialista se encontrava em uma Unidade de Terapia Intensiva que foi montada na casa da família. O ícone do rádio alagoano tinha mais de 60 anos de profissão.
________________________________________________
Este Boletim Semanal é uma iniciativa da Comissão de Comunicação do Baque.
Contato:
Rita Mendonça
82 9973-3380
ritarita2000@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário