terça-feira, 6 de janeiro de 2009

BOLETIM SEMANAL DO MARACATU BAQUE ALAGOANO
Ano 1, n.º 2 (08/01/2009)
____________________________


"Que você tenha tranquilidade para viver, que o dinheiro venha como resposta saudável do trabalho que o faz acordar cedo todos os dias, que suas apostas não sejam no outro mas em você mesmo, que a sua felicidade dependa do que você fizer e não do que fizerem por você, que domingos sejam mais do que churrascos gordurosos, que milagres aconteçam quando você pedir com fé, que ninguém mude sua vida sem que você consinta, que seus vizinhos gostem de boa música. E, acima de tudo, que você seja muito feliz com a futura pessoa na qual está se transformando".

Lou Bertoni (publicado na pág. 19 do Livro da Tribo de 2009).


O ano já começou???

Este ano está meio estranho, não?

Dia 1º numa quinta, o ano novo só começou, de fato, na segunda, dia 5. E tá todo mundo falando da quantidade de feriados que vão sugerir esticar os finais de semana. Isso sem contar que com o carnaval no final de fevereiro, as coisas só engatam em março. Pense! Rs.

Mas para o Baque Alagoano não tem "boquinha"! O ponto alto de nossa programação anual acontece antes disso. E os batuqueiros vêm arregaçando as mangas e trabalhando para que o grande dia seja inesquecível.

Dia 13 de fevereiro, sexta-feira, é o Grande Dia para o Maracatu Baque Alagoano, que durante as Prévias do Carnaval do Jaraguá 2009 manterá um Pólo Cultural no Largo dos Pombos, nos fundos do mercado, em frente ao boêmio Bar da Zefinha e do Atelier do Artista Plástico Achiles Escobar (Achiles fez o primeiro estandarte do Baque Alagoano, em janeiro de 2008, e saiu nas prévias juntamente com o Baque, que conduziu o seu bloco, o "Jaraguá é o bicho!").

O figurino já está praticamente confeccionado.

Nesta sexta, 9, a Comissão de Vestimentas fechará com um artista local a confecção do estandarte 2009.

Falta muito pouco.

Estamos em contagem regressiva!

___________________________

. O BOLETIM SEMANAL DO BAQUE ALAGOANO PRECISA DE VOCÊ! QUEM TIVER SUGESTÕES PARA BATIZAR O BOLETIM, É SÓ ENCAMINHAR POR EMAIL ATÉ O DIA 11.01.2009. EM SEGUIDA, AS SUGESTÕES ENVIADAS SERÃO DIVULGADAS PARA VOTAÇÃO, EM ENQUETE QUE CONSTARÁ DE NOSSA LISTA, BLOG E COMUNIDADE DE ORKUT, E QUE FICARÁ NO AR ATÉ O DIA 25.01.2009. O NOME VENCEDOR SERÁ UTILIZADO NO BOLETIM DA PRIMEIRA SEMANA DE FEVEREIRO.

JÁ CHEGARAM AS PRIMEIRAS CONTRIBUIÇÕES. PARTICIPE!
___________________________

. Estamos na Retrospectiva Afroalagoana da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL), editado pela jornalista Helciane Angélica. O Maracatu Baque Alagoano foi citado por três vezes na referida retrospectiva. Duas no mês de agosto e uma no mês de dezembro. Confiram : "1) O Baque Alagoano realiza oficinas de maracatu, nos dias 30 e 31, para músicos e simpatizantes; 2) O grupo percussivo Baque Alagoano anima a noite festiva do Dia do Folclore (22), no Museu Théo Brandão em Maceió; 3) O dia 08, teve homenagens e oferendas na orla de Maceió com representantes de diversas casas de axé, ativistas, turistas e simpatizantes. O Baque Alagoano e a Orquestra de Tambores realizaram um show aberto ao público. A retrospectiva foi veiculada em diversos blogs e listas de discussão nacional".
___________________________

. O Baque Alagoano realizou o primeiro ensaio em cortejo, preparatório para as prévias do Jaraguá. O grupo se concentrou no Largo dos Pombos, no último dia 4, e às 15h seguiu em cortejo pelas ruas do Jaraguá. O trajeto seguiu em direção à Praça Raiol, e depois foi pela Rua Sá e Albuquerque, até à Praça Dois Leões. O grupo ensaiou músicas inéditas e loas. Durante o percurso, diversas pessoas pararam e desceram de seus carros para curtir o som e fotografar o cortejo do Baque. Isso além da presença constante dos moradores da Vila de Pescadores do Jaraguá, principalmente as crianças, que rapidamente se uniram ao cortejo e entoaram as loas junto com os batuqueiros. Lembrando que uma das principais pretensões do Baque para 2009 é desenvolver projetos socialis de resgate da cidadania e da dignidade por meio da cultura e da música justamente com os moradores da favela do bairro.
___________________________

. Durante os dias 05 a 09 de janeiro, de 09:00h às 12:00 e de 14:00h às 17:00h os batuqueiros estarão tirando as medidas para a confecção do figurino do grupo. Para quem ainda não foi providenciar a prova, ainda há tempo. O endereço do atelier da Dona Lourdes fica na Rua Santos Pacheco, nº 114, Centro, vizinho à funerária Frei Damião e ao lado da emergência 24 horas da Santa Casa de Misericórdia. Não tem erro.

A Dona Lourdes é mãe da batuqueira Andressa e também confeccionou nossa vestimenta de 2008. Um duplo agradecimento à Dona Lourdes, que de coração vem colaborando para nosso tornar palpável o nosso desejo de colorir e alegrar as Prévias do Jaraguá.
___________________________

. Estamos nos "Informes Afro" do Cojira-AL desta semana. O Boletim Semanal publicado sob a responsabilidade da Jornalista Helciane Angélica, com apoio do Sindjornal divulgou o nosso blog e nossa rotina de ensaios até as prévias do Jaraguá.
___________________________

. Ontem, quarta, 7, o Baque reuniu sua Coordenação e Comissões para deliberar sobre as questões das Prévias do Carnaval 2009. Entre os temas discutidos, patrocinadores, divulgação, figurino, logomarca, coreografias, repertório e duração do cortejo que promete agitar o Jaraguá no dia 13.02.09.
___________________________

"Cante, mas não desafine. Lute, mas não desafie. Corra, mas não canse. AME, MAS NÃO SOFRA!

Conheçam o blog Projetos e Pensamentos, mantido pelo batuqueiro Diogo Nego.

____________________________

. Nos dias 17 e 18 de janeiro uma comissão de integrantes do Maracatu Baque Alagoano promoverá a segunda visita de confraternização entre maracatus, na sede do Maracatu Nação Cambinda Estrela. Desta vez, a expectativa é de que representantes do Maracatu Nação Sol Nascente, de Correntes - PE, também se façam presentes, trocando experiências e doando ao Baque décadas de ensinamento. O Baque Alagoano ainda está em vivendo o seu segundo ano de existência.

Os ensaios desses dois dias ficam mantidos (dia 17 na Praça Marcílio Dias e dia 18 um cortejo saindo do Largo do Pombos). Um agradecimento especial à Mestra Vanessa, do Cambinda Estrela, que além da receptividade na sede do Cambinda já realizou, sem custos, oficina em Maceió, especialmente para os integrantes do Baque aperfeiçoarem o toque.

__________________________

. No domingo, 11, será realizada a VII Lavagem do Bomfim. A Casa de Iemanjá promoverá a VII Lavagem do Bomfim, a partir das 15h, no Pátio da Igreja do Bomfim (Poço). A caminhada é realizada pelas ruas de Maceió, e busca a integração entre as Casas de Axé de Alagoas, simpatizantes e artistas, todos reunidos contra a Intolerância Religiosa, clamando respeito entre todas as formas de crença e culto religioso. A concentração será na Rua São João, nº 03, Jacintinho, tendo como Ponto de referência a primeira entrada no fundo do Hospital Geral São Rafael, antiga Maternidade Santa Lúcia, seguindo em cortejo para o pátio da Igreja (local da cerimônia religiosa), até a sede do Núcleo na Rua Dona Alzira Aguiar, 429, Ponta da Terra. Contatos: 3231-0064 / 8819-6762.

Um agradecimento especial aos dirigentes da Casa, que gentilmente convidaram o Baque Alagoano para participar do evento. Mas infelizmente não será possível a presença do grupo, que no mesmo horário estará envolvido com o ensaio em cortejo.
___________________________

. Veja este vídeo do youtube, muito legal, de registros de anos anteriores da Lavagem do Bonfim, de Maceió, produzido por Lili Mendes e Hugo Mocó.

___________________________

. ESTE FINAL DE SEMANA O BAQUE ENSAIA NO SÁBADO, 10, NA PRAÇA MARCÍLIO DIAS, E NO DIA 11, DOMINGO, EM CORTEJO QUE SAI DO LARGO DOS POMBOS PERCORRENDO TODA A RUA SÁ E ALBUQUERQUE, ATÉ A PRAÇA DOIS LEÕES. PARA OS AMIGOS DO BAQUE, SUGIRO QUE CHEGUEM ÀS 15H, QUANDO JÁ TEREMOS FEITOS OS AQUECIMENTOS E AJUSTES NOS TOQUES. PARA OS BATUQUEIROS, NO SÁBADO, A PARTIR DAS 13H O MESTRE DALMO ESPERA QUEM TENHA DÚVIDA E QUEM FALTOU NOS ÚLTIMOS DIAS E PRECISA PEGAR AS MÚSICAS NOVAS.
___________________________

. Se você está com dificuldades para lembrar dos horários, locais e formatos dos ensaios do Maracatu Baque Alagoano, vá até o blog "O Beco "(www.obecoal.blogspot.com) e imprima a tabelinha que a batuqueira Ábia Marpin gentilmente organizou para nós.

O Beco é um blog que divulga a cultura em Alagoas.

Vale dar uma passadinha por lá e conferir a programação cultural da semana.

_______________________________

Este Boletim é uma iniciativa da Comissão de Comunicação do Maracatu Baque Alagoano.

Rita Mendonça
82 9973-3380

Nenhum comentário:

Postar um comentário