sexta-feira, 6 de março de 2009

Antecipando o Jaraguá Folia.



Por Gustavo Cavalcante



Foi com muita satisfação que estivemos recentemente participando de dois eventos de “instigadores”, no fim de semana que antecipou o Jaraguá Folia. Primeiro, no sábado, 7, o Baque Alagoano se apresentou na noite Maracatu Atômico, no Orákulo Chopperia, evento organizado pelo pessoal da Banda $ifrão. No domingo, 8, a convite da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), o Baque se apresentou na Feirinha da Pajuçara, em ação de resgate das tradições culturais alagoanas.


Na noite do Maracatu Atômico, antes de sua apresentação, o Baque Alagoano dividiu o palco com a Banda $ifrão. A noite ainda teve o reggae das bandas Adama Roots, Mangue Jam (cover de Chico Science), e a discotecagem da dupla Laetitia.

A Banda $ifrão já tem 11 anos de estrada. As composições são próprias. A banda já está preparando o seu 4º cd, em estúdio paulistano. A $ifrão já passou dois anos em Belo Horizonte (MG) e já teve vídeo veiculado por cerca de um ano, em rede nacional, pela MTv Brasil. Além das músicas próprias, seu repertório passa por Los Hermanos, Cidade Negra, Natiruts, Paralamas, Skank, Jorge Ben dentre outros.

Já a apresentação do Baque Alagoano, no domingo, aconteceu no final da tarde. Segundo a organização do evento, foi de cerca de 600 pessoas o público presente, a maioria turistas e moradores da região da Feirinha.

A apresentação, gratuita, serviu como oportunidade para que os turistas e os próprios alagoanos conhecessem o Maracatu Baque Alagoano e o seu trabalho de releitura das tradições culturais da terra.

Além do Baque, participou do evento o Boi Dragão, da Pajuçara. O público ficou maravilhado.


O Presidente da FMAC, Eduardo Bonfim, ao prestigiar o evento, reafirmou a intenção desta gestão em apoiar o resgate cultural das tradições alagoanas.


O Baque Alagoano também saudou, na ocasião, a presença de Carlito Lima, o Duque de Jaraguá, que mantém o Blog Espia e sua prestigiada revista eletrônica.

Descrição: Baque Alagoano na noite Maracatu Atômica, na entrada do Orákulo Chopperia. A frente, as batuqueiras do xequerê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário