segunda-feira, 11 de outubro de 2010

OFICINA NO CERVI


Cada experiência que vivemos é única! E não foi diferente com a oficina realizada pelo Maracatu Baque Alagoano no último dia 02 de outubro, no CERVI – Centro de Reabilitação Visual - inaugurado em 17 de março de 2010 por iniciativa da IOFAL (Instituto de Oftalmologia de Alagoas), que realiza um importante trabalho com deficientes visuais (sem visão ou com baixa visão), desde crianças que nasceram com o problema visual até adultos que perderam a visão ao longo do tempo.

A oficina foi curtinha, das às 9h às 12h, mas muito intensa. Começamos com uma palestra de Renato Holanda, que em poucas palavras nos contou como perdeu a visão, mas, acima de tudo, como deu a volta por cima e conquistou a sua independência em relação à sua perda.

Logo após a palestra, apresentamos um pouco da história do maracatu, da história do grupo, tocamos um pouquinho de um baque tradicional (Malê) e apresentamos, de forma seqüenciada, cada instrumento para que os presentes pudessem conhecê-los. O toque, as mãos, foram os olhos. Antes do toque o gonguê era panela grande, o agogô panela pequena e o xequerê virou chocalho. Algum problema nisso? Que nada! O nome não importa. E a curiosidade ia aumentando à medida que cada instrumento ia passando pelas mãos curiosas dos oficineiros. O som dos instrumentos a primeira vista foi estranho, mas conforme iam conhecendo se descontraiam e se animavam.

Seu João não perdia tempo, quando ouvia o som do instrumento já ia simulando o toque, Mauro gostou do apito, Yuri chamava o 3 – 4 pra começar a batucada, Herbert tocou o gonguê de primeira, Edson nos ajudou nas alfaias, Marisa não largou o xequerê, Sara ali no seu cantinho tentando entender o que acontecia ao seu derredor, e aí fomos aprendendo com eles a vencer os obstáculos.

E aquelas faces tensas, tristes, introvertidas e assustadas, foram dando espaço à alegria. Enfim, foi uma manhã de sábado emocionante e inesquecível para todos os batuqueiros, oficineiros e funcionários.

...”o principal e mais importante é ter sempre em si a vontade e a coragem de superar obstáculos”...

...”a nossa felicidade quem constrói somos nós... eu hoje não enxergo e sou feliz, como muitas vezes eu não era quando enxergava”...

Renato Holanda. Funcionário do Estado como Radialista da Rádio Difusora de Alagoas, onde apresenta o programa Difusora Rural, da Pajuçara FM, onde apresenta o programa Pajuçara Rural e discorre sobre Agronegócio em um Blog hospedo pelo site do Tudo na Hora http://blog.tudonahora.com.br/renatoholanda/

Oficina de Maracatu Baque Alagoano. CERVI - Centro de Reabilitação Visual. Dia 02 de outubro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário