quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fmac garante estrutura mínima para o Jaraguá Folia 2011

Uma reunião entre a Coordenação do Jaraguá Folia e a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) ajustou detalhes da infra-estrutura para o evento.

A Presidente da Fmac apresentou ao Coordenador do Jaraguá Folia, Edberto Ticianeli, um Plano de Ação para a segurança pública, limpeza urbana, serviços médicos, disciplinamento do trânsito e organização de transportes, além da garantir melhorias na iluminação dos locais de concentração dos blocos e percurso dos desfiles.

O Jaraguá Folia faz parte da programação das prévias carnavalescas da capital alagoana. E esse ano ocorrerá no dia 25/2 (sexta-feira) com início previsto para as 19h.


Protestos

Aproveitando o período carnavalesco, por tabela o destaque para as manifestações culturais alagoanas, várias entidades criaram o Fórum Permanente pela Cultura. Um dos objetivos do movimento é reivindicar implementação da Lei Municipal 6.655 de 21 de dezembro de 2007 e o Decreto 6.859 de 5 de agosto de 2008.

Segundo os organizadores do Fórum, a lei, que foi sancionada pelo prefeito de Maceió Cícero Almeida, trata da promoção de incentivos fiscais à cultura e cria o Programa Municipal de Apoio à Cultura (Promac). Mas, reclamam que a lei e o decreto até hoje não funcionam. Por isto, estão organizando um grande ato público e cultural no dia 23 de fevereiro em frente à Prefeitura de Maceió.

Para o Coordenador Geral do Maracatu Baque Alagoano, Rômulo Fernandes, a iniciativa é importante e conta com o apoio do grupo. Fernandes afirma que é de conhecimento público o "esforço (do Baque Alagoano) para conscientizar os órgãos competentes da importância do incentivo às manifestações culturais de nosso estado". Foi assim, por exemplo, quando do engajamento da agremiação no movimento "Sou Artista, Luto(!?)" (foto) que reivindicou a reabertura do Teatro Deodoro e políticas públicas para a cultura alagoana.

À época, foi da autoria do Baque Alagoano, inclusive, um breve estudo sobre a Economia da Cultura em Alagoas. Um levantamento que visou demonstrar a importância do setor não apenas como formador da identidade cultural do povo alagoano, mas também como uma importante fonte de geração de emprego e renda.

E FALTAM 8 DIAS PARA O JARAGUÁ FOLIA 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário