segunda-feira, 28 de março de 2011

Afinal, de contas o Xequerê!



O Maracatu Baque Alagoano inicia hoje, 28/3, a contagem regressiva para a primeira Oficina de 2011. Junto com o grupo, contaremos não apenas os dias, mas também um pouco da história de cada instrumento que faz o som do Maracatu.

Iniciando pela primeira ala instrumental, apresentamos o Xequerê ou Agbê. Um instrumento de origem africana trazido para o Brasil pelos próprios negros.

Segundo Fran Oliveira, integrante do Baque Alagoano e Diretora Artística da "Cia Fulanos Ih! Sicranos", o Xequerê , apesar da sua origem, demorou a ser introduzido no Maracatu. "Se não me engano o Maracatu Nacão Porto Rico foi quem primeiro aderiu", diz Oliveira.

Para a atriz e percussionista, o Agbê é um "instrumento de corpo inteiro". A Fran explica que escolheu tocá-lo, "pela maneira forte como o Xequerê se relaciona com o corpo". Acrescenta que enquanto "a Alfaia traz o peso do Maracatu", o som da cabaça coberta por uma rede com contas confere "leveza ao ritmo".

Pois é, gostou do Xequerê? Quer aprender como se toca? Faz a Oficina de Maracatu do Baque Alagoano. Enquanto isto, confira o som do Agbê assistindo o vídeo acima.

OFICINA DE MARACATU DO BAQUE ALAGOANO: FALTAM 5 DIAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário