“Nega da Costa veio para brincar”
Mantendo nossa tradição de homenagear, a cada ano, um mestre e/ou folguedo alagoano, com o intuito de valorizar e fomentar a cultura em nosso Estado, o Maracatu Baque Alagoano homenageia em 2011 o folguedo: “NEGA DA COSTA” de Quebrangulo, que completou cem anos em 2010.
A homenagem teve início no Jaraguá Folia, oportunidade em que o grupo de Quebrangulo foi convidado a participar do Polo carnavalesco criado pelo Baque Alagoano no Largo dos Pombos, em Jaraguá, contando com a apresentação de outros importantes grupos do Estado - o que já virou uma tradição nas prévias carnavalescas de Maceió.
Trata-se de um momento importante para o folguedo, uma vez que sua cidade natal foi uma das mais atingidas pelas enchentes em junho do ano passado. Além das perdas irreparáveis no município, a Nega da Costa perdeu todas as roupas que eram utilizadas em suas apresentações.
Mais que uma homenagem, tornou-se, na realidade, um resgate da cultura local. Com o apoio da Prefeitura, o folguedo teve suas indumentárias refeitas e viabilizada sua participação no evento, possibilitando ainda a continuidade dos seus trabalhos pelo Estado.
No mês de outubro do corrente ano, a Prefeitura de Quebrangulo realizará a Festa da Cultura, na qual o Baque Alagoano marcará presença dando prosseguimento ao trabalho iniciado no Jaraguá Folia. Para tanto, seus membros já começarão a executar a batida contagiante e as músicas entoadas pela Nega da Costa.
Vídeo gravado durante os ensaios preparatórios para o Jaraguá Folia 2011 do Maracatu Baque Alagoano com a participação de integrantes do Nega da Costa.
Para maiores informações sobre o folguedo Nega da Costa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário