quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Consciência Negra sempre!


Entramos em novembro com as expectativas na semana da Consciência Negra em nossa agenda de celebração pelo marco histórico da luta por liberdade de ir e vir, pensamento e expressão, dos seus anseios e desejos, que por longo tempo foram sufocados pela tirania da ignorância em não vivência a humanidade em plenitude.

Marco da luta por abolição da incompreensão gritante na escravatura, Zumbi dos Palmares representou e representa o apogeu heróico negro na construção de um país chamado Brasil. No dia 20 de novembro de 1695, morreu o líder do Quilombo dos Palmares e pai de um Brasil humano que se une em todos os 20 de novembro para celebrar a liberdade e refletir sobre a  importância desse homem na construção da Consciência Negra. Engana-se quem pensa que o líder dos Quilombos representava apenas seus irmãos negros; representava também os brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. A proposta desta data de refletir nas ações do passado para continuarmos na construção de uma sociedade igualitária de direitos e deveres.

Em Alagoas, terra de Zumbi dos Palmares, acontecerão diversas manifestações voltadas para a celebração desta data. O Maracatu Baque Alagoano participará de alguns eventos (Confira nossa Agenda), que têm como propósito a busca da reflexão para a diminuição das desigualdades sociais.

Viva Zumbi dos Palmares!


Notícias relacionadas:
Instituído Dia Nacional da Consciência Negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário