quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Baque Alagoano Encanta Público no Jaraguá Folia 2012


Grupo faz bonito com formação ampliada de 80 integrantes em cerca de três horas de cortejo


Olhares surpresos, semblantes de contentamento e todos envolvidos pela magia do ritmo e som contagiantes do maracatu. Era só o que se via nas centenas de pessoas que presenciaram e acompanharam o Maracatu Baque Alagoano desde a concentração, no Largo dos Poetas, até a Praça Dois Leões, ao final do cortejo pelo circuito do Jaraguá Folia.

Com a maior formação desde que foi fundado, em 2007, o Baque Alagoano se apresentou com mais oitenta percursionistas e dançarinos, mostrando força e beleza na batida e cadência das alfaias, caixas, agogôs, gonguês e xequerês, dando a sua contribuição para o resgate de parte da nossa história e para o fortalecimento da cultura em nosso estado.

Quem esteve no Largo dos Poetas não esquecerá tão cedo o que viu e sentiu ao presenciar apresentações tão bonitas e empolgantes dos vários grupos que se revezaram no palco, armado no local para conforto e deleite dos foliões e visitantes, iniciando com Concurso de Frevo – Alagoas no Passo do Frevo e seguindo com as Baianas Mensageiras de Santa Luzia do Norte (folguedo homenageado pelo Baque em 2012), Jaraguá é o bicho (do artista plástico Achiles Escobar), Orquestra de Tambores de Alagoas e Jurandir Bozo com seus Convidados.

Orquestra de Tambores de Alagoas

Jurandir Bozo

Alagoas no Passo do Frevo
Último grupo a se apresentar, o Baque Alagoano emocionou a todos ao iniciar a execução da loa de abertura “Ó Pai”* com todos os batuqueiros e dançarinos ajoelhados, compenetrados e atentos a cada batida, a cada virada, com os nossos cantores dando o tom da melodia e do ritmo que a partir daí evoluiu em repertório diversificado e contagiante, com o grupo seguindo e sendo seguido por uma verdadeira multidão até o final da apresentação ao longo da Sá e Albuquerque, que se encontrava tomada pelo publico alagoano e turistas que prestigiaram o Jaraguá Folia 2012.


Prévias - O Jaraguá Folia 2012 apostou na expectativa dos foliões alagoanos e no esforço dos que lutam pela revitalização do bairro e do nosso carnaval de rua para consolidar as prévias carnavalescas de Maceió como uma das mais ricas e animadas manifestações culturais do período no Brasil.

Cerca de 60 blocos, dos tradicionais aos estreantes na avenida, percorreram a Rua Sá e Albuquerque até a Praça Dois Leões – trajeto oficial da folia há 12 anos – vindos dos polos espalhados pelos principais pontos de referência do bairro, como o Museu Théo Brandão, a Praça Marcílio Dias e o Largo dos Poetas (atrás do Mercado Público de Jaraguá). Como já é de costume, foi do Pólo do Largo dos Poetas que o nosso maracatu saiu arrastando o público durante três horas de baque forte, sem parar, estremecendo a nação alagoana foliã, até a última gota de suor e alegria derramada durante a apresentação.

“Boa noite, povo, que eu cheguei!”.... Homenageando as Baianas Mensageiras de Santa Luzia, mandamos o recado para a festa começar.

*Ó Pai (Vinicius Pereira) – Maracatu Bloco de Pedra
Fotos: Studio Nova Imagem e Maceió 40 Graus

Texto: Marcelo Sandes
          Márcia Shoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário