quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

O Maracatu Baque Alagoano, tendo dentre seus objetivos a difusão de valores universais, como a ética, a paz, os direitos humanos, vem ratificar o seu posicionamento contra qualquer tipo de discriminação.

Nesta oportunidade, é lembrado o triste episódio ocorrido na cidade de Joanesburgo - capital da África do Sul - no dia 21 de março de 1960, ocasião em que cerca de 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

Os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville.

Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. 

O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:

"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" 

No tocante ao assunto, a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) realiza uma programação com palestra e mesa-redonda para a discussão da Lei 10.639, que estabelece o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino fundamental e médio.

A abertura do evento, às 9h30, contará com a palestra “Reconstrução racista na sociedade brasileira e seus reflexos no espaço escolar”, com a professora da Universidade Federal de Alagoas, Nancy Helena Rebouças. No período vespertino, a partir das 14h, haverá uma mesa-redonda com o tema “Caminhos para a superação da violência escolar”, com a participação do promotor Flávio Gomes, do juiz Pedro Alves e da educadora Maria Alcina Ramos.

Inscrições - Os educadores interessados na discussão poderão se inscrever no encontro por meio de sua escola e nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A entrada no evento é gratuita.
 
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário