quarta-feira, 4 de abril de 2012

Projeto Rock-Maracatu encanta público em apresentação marcante e envolvente

Maracatu Baque Alagoano e Fernanda Guimarães levam proposta diferenciada ao circuito cultural da cidade

Uma apresentação marcante e de tirar o fôlego. Assim foi o show de lançamento do projeto “Rasgando o Couro, Rock Maracatu”, que propõe a mistura não usual do maracatu com o rock and roll, resultando num formato rítmico forte, envolvente e melódico que chamou a atenção, surpreendeu e encantou o público que prestigiou o evento.

No palco, a cantora e compositora Fernanda Guimarães e músicos, e mais 40 integrantes do Maracatu Baque Alagoano, com suas alfaias, xequerês, agogôs, gonquês e caixas. O resultado não podia ser outro: um som de arrepiar, forte e vibrante, embolado na boa mistura desses ritmos e estilos tão diferenciados, que contou com direção musical de Fernanda Guimarães e Dinho Zampier, e de Rômulo Fernandes pelo Baque Alagoano. Na guitarra, Alexandre Rodas e no contrabaixo, Ykson Nascimento. A produção foi de Patrícia Mess.
A apresentação-estreia do projeto aconteceu na Lopana, na Ponta Verde, no sábado 31 de março, na festa de encerramento de verão que a barraca realiza anualmente e que oferecendo ao público diversas atrações musicais.  

No repertório clássicos do rock de bandas como Pink Floyd e Rolling Stones, passando pelo melhor do rock nacional de Titãs e Legião Urbana e desembarcando no regionalismo e experimentação de Chico Science. O público também foi brindado com músicas e loas do repertório tradicional do Maracatu Baque Alagoano.  

O sucesso da noite de estreia repercutiu nas redes sociais, com muitos elogios e votos de desdobramentos para novas apresentações sendo feitos tanto por parte de quem presenciou o evento, quanto por aqueles que agora querem ter a oportunidade de conferir esse novo trabalho artístico e cultural que Maceió e Alagoas passam a contar a partir de agora.

A mistura harmoniosa e empolgante do rock com as batidas fortes dos instrumentos de percussão animou não somente o público que esteve no interior da barraca, mas uma grande concentração de pessoas que se formou nas proximidades do local, tomando toda a calçada e parte lateral da barraca. O projeto lembra o saudoso Chico Science, que mesclava a batida do maracatu com diversos outros estilos musicais, dentre os quais o rock. 



Texto: Marcelo Sandes e Júlia Barbosa.
Fotos: Mônica Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário