quarta-feira, 11 de abril de 2012

TAMBORES DE ALELUIA VERSÃO 2012 – AMPLIADA E MELHORADA


Agraciados são aqueles que se doam para ver brotar um sorriso no rosto de uma criança. E o Maracatu Baque Alagoano é agraciado anualmente com dezenas de sorrisos infantis em um dia muito especial: o Sábado de Aleluia ou Sábado de Maleme..

O Sábado de Aleluia é, para nós do grupo, ainda mais especial, pois neste dia e no período que o antecede surge uma energia diferente e positiva em muitos batuqueiros, mobilizadora de pensamentos e atitudes que muitas vezes permanecem empoeiradas no nosso profundo caixote de ações cotidianas e medíocres.

Nessa época juntamos nossos esforços, buscamos estes pensamentos e atitudes e sopramos a tal poeira perniciosa do egoísmo, da vaidade e da intolerância. Neste ano fomos “de longe” capazes de superar as pequenas dificuldades encontradas, construindo um evento ainda maior e melhor que todos os outros da mesma época. Isso se deveu, é claro, à solicitude de todos, realmente todos, os que se envolveram carnal e espiritualmente para tudo dar certo. E deu muito certo mesmo.

A maior prova disto é que, como acontece todos os anos, foi ainda mais difícil distinguir quem era o alvo primário do evento, se as crianças da Vila de Pescadores de Jaraguá ou as “crianças” animadas do nosso maracatu.


Que seja sempre assim! Que seja cada vez mais difícil observar as diferenças entre nós e eles! Que não sejamos mais “nós e eles”! Que consigamos sempre, nesse dia, atingir o patamar de alegria e satisfação daqueles que são duramente privados de uma existência digna e cidadã e, no entanto, trazem no seu âmago a pureza divina da infância e uma carência absurda de humanidade, e ainda que esse patamar de alegria e satisfação seja alto o suficiente para vermos muito além do muro da incompreensão e da indiferença com os nossos semelhantes.

Foi sim uma versão ampliada e melhorada, mas não pela quantidade e qualidade dos brinquedos e brincadeiras disponíveis às crianças, porque, com um pouco de esforço e organização conseguiremos sempre mais e melhor. Foi uma versão ampliada e melhorada porque a bondade foi ganhando forma dentro do grupo com a sutileza e a perfeição do trabalho do mais sábio dos escultores, Aquele que conhece as ferramentas e a maneira certa de entalhar o coração de cada um de nossos batuqueiros, independente de seu credo
.

Vida longa à benevolência! Vida longa ao voluntariado! Vida longa ao Tambores de Aleluia!

Que seja assim.

Texto: Júlio César Andrade
Fotos: Carla Cansanção e Levi Yuri

2 comentários: