segunda-feira, 21 de maio de 2012

Maracatu Baque Alagoano comemora cinco anos


Grupo celebrará em evento ao ar livre, com participação de convidados e exposição.

No próximo dia 26 de maio, ás 17 horas, o Maracatu Baque Alagoano irá comemorar cinco anos de plena atividade. A festa será na Praça Marcílio Dias, em Jaraguá, acontecendo do jeito que o Baque gosta, com a participação de todos, e colocando em prática uma das frases mais fortes de suas canções, onde é intitulado “Esse Baque é do Povo”. Sendo assim, para contemplar público tão ilustre, o Grupo terá o auxílio luxuoso de seis convidados especiais.

Haverá apresentação dos grupos Nêga da Costa de Quebrangulo, Guerreiro Treme Terra, Coletivo AfroCaeté, Maracatu Nação Corte de Airá, Baianas Mensageiras de Santa Luzia e o Maracatu Raiz da Tradição Abassá de Angola, todos que de alguma maneira foram importantes e estiveram presentes na história do Baque Alagoano, precursor em reviver a prática de Maracatus em Alagoas, quando esta andava adormecida havia tempos.

Além da apresentação dos grupos, o Baque Alagoano realizará uma exposição no auditório da Fundação Municipal de Cultura. Na oportunidade, estará um pouco da história do grupo, contada através de vídeos, fotos, matérias, vestimentas e os estandartes utilizados nos desfiles do Jaraguá-Folia.

A Praça Marcilio Dias foi o local escolhido para a celebração, porque há quase quatro anos vem servindo como local de ensaios do Grupo, oferecendo a quem passa nas imediações durante as tardes de sábado o prazer de prestigiar a ancestralidade do maracatu. E enquanto xequerês balançam frenéticos acompanhados de gonguês, agogôs, alfaias e caixas, muitas pessoas, entre turistas, comerciantes e moradores de rua, interagem, fazendo com que o Maracatu atinja o ápice do objetivo de uma manifestação folclórica, que é chegar ao povo.

É dessa maneira que o Baque deseja celebrar seus cinco anos de existência: tocando e cantando em sua casa, para o seu povo, abrindo seu barracão feito de vento, amendoeiras e cidade para companheiros de cultura, amigos, familiares, apreciadores e todos aqueles que respeitam e prestigiam a cultura alagoana.



“Não sou uma nação, mas arrasto a multidão por onde eu passar...”

A festa está apenas começando!





Texto: Isaac Moraes – Jornalista e Membro do Baque Alagoano

Um comentário:

  1. Parabéns pela escolha de um local público para esta comemoração!!! Sou Maracatu Baque Alagoanoooo!!! Mais 5 mil anos!!! Beijosss

    ResponderExcluir