terça-feira, 3 de setembro de 2013

Apresentação especial do Maracatu Baque Alagoano fez o chão da Pajuçara tremer

Para encerrar o mês do folclore, o Baque Alagoano fez uma apresentação especial no último dia 31 de agosto na orla de Maceió. Com canções inspiradas em nossas raízes folclóricas, o maracatu de baque virado foi entoado pelas mãos zelosas de seus batuqueiros, sob o apito cuidadoso de seu Mestre Rômulo na tradicional Feirinha da Pajuçara. Muitos turistas e alagoanos estiveram presentes no evento.

Dos quatro cantos do nosso Estado emanam as influências musicais trazidas pelo Baque aos que apreciam e admiram o toque do maracatu. A riqueza cultural alagoana esteve representada no novo repertório do Maracatu. Do sururu da grande Lagoa-Mãe Mundaú ao samba de matuto de Maragogi, o público pôde dançar e se alegrar com o compasso dos agbês e agogôs, o som estridente do gonguê, o rufo de suas caixas de guerra e a batida firme das alfaias.

Muito além de ser uma data tradicionalmente fixa de apresentações deste grupo percussivo, todos estiverem empenhados nos ensaios para o mês do folclore por mais de 2 meses. A montagem desse repertório foi feita pelos próprios batuqueiros, que tiveram a oportunidade de indicar as músicas que seriam tocadas pelo Baque Alagoano. Dessa pluralidade de sons, culturas, toques e arranjos, nasce a alma do Baque. Muito suor, dedicação e calo na mão foram necessários para fazer o chão da orla da Pajuçara tremer - e o coração bater mais forte – fechando o mês alusivo ao folclore com chave de ouro.

E mais eventos virão e os tambores não param. Os ensaios do Maracatu Baque Alagoano são abertos e acontecem sempre aos Sábados, a partir das 14h, na Praça Marcílio Dias no Bairro do Jaraguá em Maceió. 




Texto: Nelson Carnaúba - Comissão de Comunicação e Publicidade
Fotos: Júlia Barbosa – Comissão de Comunicação e Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário