quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Maracatu Baque Alagoano em comemoração ao Dia da Consciência Negra


No dia 20 de novembro de 1695, morria Zumbi dos Palmares, maior símbolo de luta contra a escravatura no Brasil. Batizado de Francisco pelos portugueses da época, seu legado de resistência à opressão vivida pelos negros à época se repercute até os dias atuais, cujo tema também foi palco para luta de tantos outros povos e líderes ao longo da história, a exemplo de Luther King e Nelson Mandela.

Em homenagem ao aniversário de sua morte, a data é celebrada no país como o Dia da Consciência Negra, e o mês é dedicado à luta do povo negro pela conservação e permanência de elementos das suas tradições e cultura.

Foi com esta compreensão que o Grupo Maracatu Baque Alagoano se apresentou no bairro Quilombo em Santa Luzia do Norte/AL, comunidade urbana de quilombolas remanescentes. A apresentação fez parte da programação de comemorações da Semana da Consciência Negra daquela comunidade.


Apesar da chuva que, por coincidência ou não, se fez presente de forma intensa e rápida, o grupo não arredou o pé e a apresentação foi marcada pela percepção da importância desta data e a certeza de que a luta persiste forte e viva. Não é a toa que sua fogueira permanece acessa em cada espírito que se levanta ao menor sinal de afronta aos ideais de uma sociedade mais igualitária e justa para todos.


Texto: Lília Ferreira
Publicação: Comissão de Comunicação e Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário