sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Celebração do 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares

A semana de celebração do 20 de Novembro foi de muita reflexão e batucada para o Maracatu Baque Alagoano. Nossa grande alegria foi fazer, pelo segundo ano, apresentação e cortejo cheios de energia e vontade de celebrar o grande líder de resistência da terra das Alagoas na noite do dia 18 de Novembro, na Praça Basiliano Sarmento, em União dos Palmares. No mesmo dia tocaram grupos que fazem a cultura afroalagoana como Orquestra de Tambores, Maracatu Raízes da Tradição e nosso parceiro Coletivo Maracatod@s.
Agradecemos o convite da Fundação Palmares e todos os envolvidos. 
Zumbi Vive!




"Hoje é dia do mártir da resistência negra, mas também de toda essa cultura que teve que integralizar-se e reinventar-se. Teve que ser resistente em muitos sentidos. O nosso Maracatu é parte disto também. Este dia é UM modo de relembrarmos a inconsciência que fomos acometidos há mais de 500 anos. E não esqueçamos que além de África, nossos indígenas entraram na denominação pejorativa de "negros da terra", lembrando dos ensinamentos da historiadora alagoana/pernambucana Clara Suassuna Fernandes à minha pessoa. Viva a consciência, viva Zumbi e Ganga Zumba sim! E viva Alagoas! Que é a terra de resistência após muitos Quebras. E ainda o sentimos."
- Parte da Crônica de Evelyne Apolinário para o dia 20 do Baque Alagoano, batuqueira da ala dos xequerês, graduada em História

Nenhum comentário:

Postar um comentário