quinta-feira, 1 de agosto de 2019


Viva o Maracatu! Viva o nosso dia!



Dia 1º de agosto é um dia especial para todos que lutam pela manutenção e que constroem cotidianamente o presente do Maracatu, esse ritmo ligado á cultura e religião africana, que nasce no Nordeste e hoje corre o mundo representando nossa história, tradições e batuques.
O dia do Maracatu foi escolhido por ser a data de nascimento do mestre Luís de França, um dos mais conhecidos mestres de Nações, que esteve à frente do Leão Coroado, um dos mais antigos e tradicionais maracatus de Pernambuco, por mais de 40 anos. Um professor e um exemplo para todos os que seguiram a missão de manter vivos os sons dos tambores, as loas e as tradições.
E Alagoas faz parte dessa tradição, com registros de maracatus lá pra o início século XX, mas que teve sua história interrompida por um trágico e violento episódio de intolerância religiosa, racial e cultural, que foi o Quebra de Xangô de 1912, e toda a perseguição que se seguiu a partir dele.
E quase um século se passou para que, em 2007, fosse realizada a oficina de maracatu do mestre Wilson Santos, no Cenarte, que serviu como pontapé para o nascimento do Maracatu Baque Alagoano. E desde então estamos nesse movimento de resistência e amor pela cultura popular, fazendo questão de levar as cores e nome de Alagoas para onde vamos e tocamos.
Além do Baque, outros maracatus alagoanos dividem a responsabilidade de manter vivos os sons dos tambores e os cantos das loas em nossa terra. Como: Raízes de Tradição, da Mãe Vera, Coletivo Maracatod@s, Acorte de Alagoas, de Pai Elias, Coletivo Afrocaeté, Ganga Zumba e movimentos como os Tambores de Jaraguá.
Iniciamos nossas apresentações com esse pedido, em forma de oração:
“O Pai hoje eu peço ao senhor, proteja o meu Maracatu! Que é de baque virado, vem pedir proteção. Vou bater nesse bombo de ombro marcado e rasgo na mão”
E proteja todos os Maracatus de Alagoas!
Todas as Nações de Maracatu de Pernambuco e as outras tantas que se espalham pelo Brasil e pelo mundo!
E todos os Maracatus Rurais com seus caboclos de lança e catirinas!

E atenção!!

Além de iniciar com essa data tão especial, o mês de agosto é dedicado ao Folclore. E em homenagem a isso, nós temos surpresas para todos e todas! Aguardem! Em breve, vamos anunciar um evento recheado de cultura popular e de maracatu, é claro! Fiquem ligados!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário