quarta-feira, 30 de abril de 2008

A Festa da Lavadeira

Esta Festa da Lavadeira ao final da sua programação apresenta o grande encontro de Mestres da cultura popular do nordeste, homenageia à resistência de um povo responsável pela preservação fundamental da nossa Identidade Cultural que encanta e mostra com pureza e qualidade, o grande povo que formamos, de maneira igual, comungando com nossas legítimas tradições, nos fazendo esquecer do mundo das coisas, da moda, da fama.
Temos muitas estréias nesta 22° edição da Festa da Lavadeira:Os dois Maracatus Rurais, um com nome inusitado e único, o Maracatu Carneiro Manso, que junto com o Maracatu Rural Leão Africano, vão nos apresentar a Sambada e depois a evolução tradicional dos Caboclos de Lança.O Clube Carnavalesco Marin dos Caetés irá representar o Frevo, ao lado de outra novidade, o Samba de Roda da Bahia que ao lado do Tambor de Crioula do Maranhão, vamos reunir três Patrimônios Culturais do Brasil.
O Reisado de Boa Vista de Garanhuns, a Mazurca de Agrestina e o Coco de Santa Luzia – Caetés formam um trio de estreantes na Lavadeira, extremamente representativo das nossas riquezas culturais, algumas perdidas e reencontradas com muito vigor e qualidade.Severino dos 8 Baixos de Feira Nova irá fazer uma dupla com o Mestre Arlindo dos BaixosRonaldo Aboiador também estreante, irá fazer uma dupla com Aécio dos 8 Baixos (irmão de Arlindo).

Galo Preto tem uma história que precisa ser valorizada e anunciada, comemorando 65 anos de coco.O Reizado Imperial do Mestre Geraldo, com oitenta e três anos de idade, resiste com seu Reizado, o último existente em toda região metropolitana, e temos a alegria de poder lhe oferecer um dos seus palcos.
Mestre Ferreira, um veterano da Ciranda, pouco conhecido pela falta de oportunidade, vai criar uma das rodas de comunhão.Maracatu Nação Noronha, com a proposta de nos unir aos irmãos da ilha mais famosa do Brasil, que é pernambucana.Afoxé Omim Sabá e o Afoxé Oyá Alaxé, vão participar pela primeira vez, uma conquista da União dos Afoxés de Pernambuco que nos solicitou já alguns anos a participação de outros Afoxés na Festa da Lavadeira que não fossem dos mais antigos, criamos o cortejo para inserir mais dois Afoxés em nossa programação de maneira definitiva.
Os Palhaços Piriquitos do Zumbi é uma outra novidade integrando o Bloco Marinho da Lavadeira, ao lado dos Bonecos Gigantes de Olinda, do Cavalo Marinho Boi Pintado e os Bonecos Mirins de Olinda, cópias dos Bonecos Gigantes de Olinda em tamanho infantil.
Para finalizar, teremos a Orquestra de Tambores de Alagoas como última apresentação no Palco da Mata, formada por um grupo de músicos que retomam seus valores e tradições afro culturais.
E fora estas novidades... Alguns veteranos já amigos da Festa da Lavadeira, do povo e da nossa história que está sendo contada.Teremos um toldo para o Cordel, uma tradição da Cidade do Cabo de Santo Agostinho.Iremos promover o encontro de quatorze municípios do Estado de Pernambuco, todas suas regiões, e o encontro com mais três Estados: Maranhão, Bahia e Alagoas.
A festa irá gerar mais de dois milhões de reais em circulação nas áreas de praia da Cidade do Cabo de Santo Agostinho.Participarão da programação mais de dois mil artistas.E assim continuamos a realizar o único projeto do gênero em todo território nacional, o maior encontro da nossa cultura popular apresentando nossa verdadeira multiculturalidade.
Desculpem a demora no anúncio da programação desta Festa da Lavadeira, estamos ainda no final da fase de captação de recursos, uma ralação danada, mas a festa esta pronta, apenas esperando a hora chegar e soltar fogos de hora em hora, iniciar a grande roda de amor, e sermos protagonistas da confraternização e encontro entre nosso passado, presente e futuro.Até o dia do merecido Trabalhador!

http://festadalavadeira.blogspot.com/Eduardo Melo - Coordenador geral
Alagoas marca presença no maior festival de cultura popular do Nordeste Em um esforço louvável o companheiro Ernani Viana (Associação Cultural Tambores de Alagoas/Baque Alagoano) consegue garantir o transporte para a Festa da Lavadeira. A delegação de Alagoas vai contar com 60 pessoas. Além da Orquestra de Tambores de Alagoas que irá encerrar o palco principal do Festival, a caravana alagoana contará com percussionistas do Baque Alagoano e com representes de diversos grupos e entidades culturais.
Entres as entidades representadas estão o Núcleo de Cultura Afro-Brasileira Iyá Ogum-té, o afoxé Odo-Iyá (Ponta da Terra), os grupos teatrais Cia. Limitada (Jaraguá) e Sol Nascente (Bom Parto). A caravana conta também com diversos artistas alagoanos. Os transportes sairão pela manhã, 7h, e à tarde, 13h.

Salve a cultura afro, salve a cultura popular nordestina!
Christiano Barros


Programação
CORTEJO
RUA LAVADEIRA
12hSAMBA DE RODA DA BAHIA
13hMARACATU NAÇÃO NORONHA
14hAFOXÉ OMIM SABÁ
15hBLOCO MARINHO DA LAVADEIRA – BONECOS GIGANTES DE OLINDA - PALHAÇOS PIRIQUITOS DO ZUMBI E BONECOS MIRINS.
16hAFOXÉ OYÁ ALAXÉ
17hSAMBA DE RODA DA BAHIA

PALCO DO MAR
10hCABOCLINHOS 7 FLEXAS
11hBONGAR COCO XAMBÁ
12hAFOXÉ YLÉ DE EGBÁ
13hMARACATU NAÇÃO ESTRELA BRILHANTE DO RECIFE
14hESCOLA DE SAMBA GIGANTE DO SAMBA
15h AFOXÉ ALAFIN OYÓ
16hMARACATU NAÇÃO LEÃO COROADO
17hESCOLA DE SAMBA PRETO VELHO
18hAFOXÉ POVO DE ODÉ
19hCIRANDA DE JOÃO DA GUABIRABA

PALCO DA TERRA
10hPRETINHAS DO CONGO – GOIANA”Quase 80 anos de existência”
11hAÉCIO DOS 8 BAIXOS - CABO e RONALDO ABOIADOR
12hMESTRE FERRUGEM
13h SEU LUIS PAIXÃO - CONDADO
14h ARLINDO DOS 8 BAIXOS E SEVERINO DOS 8 BAIXOS– FEIRA NOVA
15hGALO PRETO“Comemorando 65 anos de coco”
16hREIZADO IMPERIAL DO MESTRE GERALDO“O último reizado vivo da Região Metropolitana”
17hAFOXÉ OXUM PANDÁ
18hCIRANDA DO MESTRE FERREIRA
19hCOCO RENASCER – CABO


PALCO DO VENTO
11hBOI DO MESTRE DIÉ – CABO
12hCOCO DO MESTRE GOITÁ - CABOREISADO DE BOA VISTA -GARANHUNS
13hMAZURCA DE AGRESTINA“Com D. Amara de 106 anos de idade e amor a Mazurca”
14hCOCO DE SANTA LUZIA – CAETÉS“Cidade onde nasceu o presidente Lula”
15hPASTORIL DO VÉIO XAVECO”Praticamente o único existente”
16hSAMBA DE VÉIO DE PETROLINA“Comunidade da Ilha de Massangano”
17hSAMBA DE RODA DA BAHIA

PALCO DA MATA
10hASSOCIAÇÃO DOS BACAMARTEIROS DO CABO
11h e 12hSAMBADA DO MARACATU RURALCARNEIRO MANSO - GLORIA DO GOITÁEMARACATU RURAL LEÃO AFRICANO - NAZARÉ DA MATA
13hMESTRE SALUSTIANO E A RABECA ENCANTADA
14hSELMA DO COCO“Lançando o novo CD “Bodas de Ouro”
15hCLUBE CARNAVALESCO MARIM DOS CAETÉS Representando o FREVO - PE - Patrimônio Cultural do Brasil
16hSAMBA DE RODA DA BAHIA COM ENCONTRO DE MESTRES - Patrimônio Cultural do Brasil
17hTAMBOR DE CRIOULA DO MARANHÃO E COM ENCONTRO DE MESTRES - Patrimônio Cultural do Brasil
18hMARACATU NAÇÃO PORTO RICO
19hCOCO RAÍZES DE ARCOVERDE
20hORQUESTRA DE TAMBORES DE ALAGOAS (encerramento)

3 comentários:

  1. Que bom que a cultura Alagoana ainda respira!

    ResponderExcluir
  2. o coco santa luzia é maravilhoso já ive oportuniade de ver o grupo na macuca no distrito de correntes, e é um coco de parreia lindoooooo!

    ResponderExcluir