sábado, 8 de novembro de 2008

Baque Alagoano no mês da Consciência Negra

Entre os dias 12 a 14 de novembro (Mês da Consciência Negra) ocorrerá o Encontro Estadual de Comunidades Negras Quilombolas de Alagoas: fortalecimento Étnico e Políticas Públicas. A abertura do evento será às 15 horas no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), no Jaraguá, e contará apresentações da Orquestra de Tambores de Alagoas.

O objetivo do encontro é Fortalecer a organização das comunidades Quilombolas de Alagoas como sujeito político no processo de conquista de direitos que visem a melhoria da qualidade de vida e valorização da identidade. Durante o encontro serão discutidos temas relacionados à identidade, à territorialidade e à promoção de políticas públicas efetivas nas comunidades quilombolas.

O encerramento do encontro será no dia 14 de novembro com a exibição do vídeo “1912 – O quebra de Xangô em Alagoas”, roda de discussão sobre a cultura afro em Alagoas e batuque do Maracatu Baque Alagoano na praça Dois Leões, este dia tem o apoio e colaboração do Baque.



P R O G R A M A Ç Ã O


Quarta-feira – dia 12

15h (MISA) – Solenidade de Abertura e roda de discussão com a presença do representante da Fundação Palmares Maurício Reis, do historiador Geraldo de Majella (Presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas – Iteral), da Profa. Ms Joseline Trindade (Antropóloga, UFPA), Profa. Ms. Maria Ester Ferreira (Geogórafa, UFAL) e do Prof. Christiano Barros (Antropólogo, Núcleo Quilombola do Iteral). “Identidade, territorialidade e políticas públicas entre os quilombolas”.

18h (MISA) – Abertura da Exposição Fotográfica Comunidades Negras Quilombolas em Alagoas

18h:30min (Praça Dois Leões) – Atividade Cultural: Orquestra de Tambores de Alagoas



Quinta-feira – dia 13

8h (Fetag) – Roda de discussão com a presença do Prof. Edson Moreira (Historiador) e José Edson Silva (Artesão – Muquém) – “O negro e as comunidades negras quilombolas em Alagoas”.

10h (Fetag) – Roda de discussão com lideranças quilombolas – “Fortalecimento étnico e o processo de certificação pela Fundação Palmares”.

14h (Fetag) – Roda de discussão com Arízia Barros (Gerente de Educação Étnico-Racial da Secretaria Estadual de Educação - SSE/AL), Fábio Leite (Gestor do Serviço Quilombola do Incra), Ivan Soares (Antropólogo do Ministério Público Federal), Kátia Betina (Coordenadora do Programa de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde), Roosevelt Patriota (Coordenador Regional Funasa/AL), Geraldo de Majella (Diretor Presidente do Iteral) e Quilombolas. Coordenação: Berenita Melo (Núcleo Quilombola do Iteral) – “Políticas Públicas e os Quilombolas”.

19h (Praça Dois Leões) – Atividade cultural: Coco de roda infantil da Vila de Pescadores do Jaraguá e Roda de Capoeira do NADEC (Núcleo de Apoio e Desenvolvimento da Capoeira)


Sexta-feira – dia 14


15h (MISA) – Exibição do vídeo “1912 – O quebra de Xangô em Alagoas”, seguido de roda de discussão com a presença do diretor Siloé Amorim (Antropólogo e fotógrafo), da Profa. Dra. Rachel Rocha. (Antropóloga, LACC/UFAL) e das Ialorixás Vera Rodrigues e Nany Moreno. Coordenação: Sandreana Melo (Núcleo Quilombola do Iteral)

18h (MISA) – Roda de discussão com a presença do Prof. Dr. Edson Bezerra (Antropólogo, Sociólogo, Poeta e Músico/UNEAL), Profa. Dra. Clara Suassuna (Historiadora/UFAL), Prof. Clébio Araújo (Historiador/UNEAL) da Profa. Sirlene Gomes (Centro de Estudo e Pesquisa Afro-Alagoano – Quilombo), da Profa. Marluce Cavalcante (Filósofa) e do mestre de capoeira angola Marcos Baiano (Federação Alagoana de Capoeira). Coordenação: Baque Alagoano - “A cultura afro em Alagoas e o dia da Consciência Negra (20 de novembro)” .

20h:30min (Praça Dois Leões) – Atividade cultural: Maracatu Baque Alagoano





Realização:
Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas - ITERAL

Apoio:





Baque Alagoano
Governo de Alagoas
Fundação Cultural Palmares
Museu da Imagem e do Som – MISA
Núcleo de Apoio e Desenvolvimento da Capoeira - NADEC
Laboratório da Cidade e do Contemporâneo - LACC e
Laboratório de Antropologia Visual em Alagoas – AVAL (ICS/UFAL)







Texto: Christiano Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário