É grátis. Basta acessar http://www.ipea.gov.br/ e clicar na reprodução da capa no link livraria (à direita).
O Ipea lançou hoje (20/11), no Dia da Consciência Negra, o livro "Desigualdades raciais, racismo e políticas públicas 120 anos após a abolição".
O livro, que está disponível na íntegra gratuitamente no sítio eletrônico do Ipea (http://www.ipea.gov.br/), traz análises inéditas sobre a política de cotas brasileira e sobre os números dos censos e Pnads desde 1890 que confirmam que a população brasileira volta em 2007 a ser de maioria negra como fora no primeiro registro oficial confiável, de 1890.
O livro apresenta um conjunto de estudos enfocando diversos aspectos da questão racial no Brasil.
Cap 1. Inicia com um enfoque histórico que analisa a formação do mercado de trabalho brasileiro à luz do passado escravista e da transição para o trabalho livre.
Cap 2. Sobre a discriminação racial e a ideologia do branqueamento que ganham força, sobretudo a partir da abolição.
Cap 3. Trata do tema racial tendo em vista as diferentes abordagens do estudo da questão da mobilidade social, proporcionando um rico quadro da trajetória dos estudos sobre o assunto.
Cap 4 e 5. Tratam dos dados mais recentes sobre as desigualdades raciais, extraídos da Pnad: um sobre os aspectos demográficos outro sobre os diferencias de renda.
Cap 6. Analisa as políticas públicas de combate à desigualdade racial no Brasil seus limites e abrangência.
Cap 7. São apresentadas algumas conclusões com base no que foi discutido nos capítulos anteriores.
Autores: MÁRIO THEODORO (organizador)A formação do mercado de trabalho e a questão racial no Brasil. LUCIANA JACCOUDO combate ao racismo e à desigualdade racial: o desafio das políticas públicas de promoção da igualdade racial. RAFAEL OSÓRIODesigualdade racial e mobilidade social no Brasil: um balanço das teorias.. SERGEI SOARESAs desigualdades raciais no Brasil - a trajetória a partir dos dados da Pnad.
Nenhum comentário:
Postar um comentário