domingo, 7 de dezembro de 2008

Baque Alagoano se apresenta em homenagem à Iemanjá

Descrição da Imagem: Baque Alagoano em cortejo pela orla de Pajuçara.

No dia 8 de dezembro, segunda-feira, às 16 horas, na praia da Pajuçara (Balança do Peixe/pista de skate), a Orquestra de Tambores de Alagoas, o Maracatu Baque Alagoano e os afoxés Oju Omi Omorewa e Odô Iyá estarão se apresentando para homenagear Iemanjá e chamar atenção para a invisibilidade das manifestações afro-brasileiras em nossa sociedade.


Sincretizada com Nossa Senhora, devido a relação com a maternidade, Iemanjá possui grande prestígio e popularidade em todas as camadas sociais brasileira. Iemanjá é o útero de toda a vida e principal figura materna na tradição iorubá (Ymoja).


Pajuçara é a praia escolhida para o encontro dos grupos por ser o local que caravanas de religiosos vindas diversos bairros de Maceió e municípios de Alagoas se reúnem anualmente numa grande festa à Iemanjá (ou Nossa Senhora da Conceição no sincretismo). Ocasião onde também agrega capoeiristas, turistas e simpatizantes das religiões de matriz africana. Batuques e oferendas acontecem simultaneamente durante todo o dia.


Texto: Christiano Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário