quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

BOLETIM SEMANAL DO MARACATU BAQUE ALAGOANO

Boletim Semanal do Maracatu Baque Alagoano
Ano 1, n.º 01 (01.01.2009)
________________________________________

Saudações percussivas!!!

2009 chegou sem os merecidos rufos, já que estivemos de folga desde o dia 14.12.2008. Mas já no próximo sábado corrigiremos esta falta imperdoável. Às 14h, estaremos no Museu Téo Brandão retomando nossas atividades normais. E providenciaremos, em primeira mão, AQUELE Rufo em homenagem ao ano que se inicia. Feliz Batuque em 2009! Bons fluidos para o Baque Alagoano e seus integrantes!

Nem bem o ano começou e o Maracatu Baque Alagoano já está com todo o pique para retomar suas atividades e ensaios.

Descanso sempre é bem vindo. Mas no caso do Baque, os batuqueiros estão todos sentindo falta dos ensaios e ansiosos para o retorno das atividades, que foram suspensas por duas semanas (as dos festejos natalinos), para descanso dos batuqueiros.

Durante o breve recesso, no dia 20 nos apresentamos em homenagem à Orquestra de Tambores de Alagoas, que lançou o seu primeiro cd. A Orquestra tem como idealizador Wilson Santos, que foi o primeiro Mestre do Baque Alagoano, e como integrante o atual Mestre Dalmo. Nos dias 27 e 28, os batuqueiros se reuniram para confecção dos adereços da vestimenta de 2009. Foram confeccionados os 49 chapéus dos componentes do grupo. A nova vestimenta será inaugurada nas prévias do carnaval do Jaraguá 2009. As fotos da oficina de confecção dos adereços serão postadas em breve, embora somente as que não exponham demais o nosso figurino que, por sinal, está ficando muito bacana e permanecerá inédito até as prévias do Jaraguá!

Como declama Caetano Veloso, em forma de música, "como é bom poder tocar um instrumento." E este alegre e periódico encontro de batuqueiros para desfrutar de boa e contagiante música retornará sua rotina normal.

No próximo sábado, 3, retornaremos aos ensaios. Este primeiro ensaio de 2009, que começa às 14h, será realizado no Museu Téo Brandão, para que seja possível o repasse das loas e músicas cantadas no sistema de som do museu. Cheguem "chegando", batuqueiros! Caprichem no alongamento e no aquecimento, para evitar machucados, e no visual também, que a paparazzi de plantão não vai perder nenhum momento; tudo ficará registrado, rs.

Nossas atividades continuam no domingo, 4, no mesmo horário. O ensaio do domingo acontecerá na Praça Marcílio Dias.

Lembrando que os ensaios do Baque são abertos. E que em dois deles (25.01 e 08.02) convidamos a todos que queiram se divertir tocando juntamente com o Baque, para levar seu instrumento percussivo (agogôs, xequerês, gonguês, caixas, alfaias, timbáus, djambês etc.) e participar do grande batuque que está previsto para o final do ensaio, no Largo dos Pombos, às 17h. O Baque e os demais grupos convidados e o público em geral, irão tocar, dançar, cantar e se alegrar, no que chamaríamos de "Prévia das Prévias do Carnaval do Jaraguá". Nestes dias, o Baque ensaia em cortejo, saindo da Praça Dois Leões em direção ao Largo dos Pombos. O batuque começa no horário de sempre.

Este ano de 2009, o Baque manterá um pólo no Largo dos Pombos, por trás do mercado, onde se concentrará a partir das 19h e sairá por volta das 22h pelas ruas do bairro, em cortejo semelhante ao que realizou em 2008, passando pela Praça Raiol, seguindo pela Rua Sá e Albuquerque e encerrando na Praça Dois Leões.

Serão vendidas camisetas a partir da segunda quinzena de janeiro para quem quiser sair com o Maracatu Baque Alagoano no Carnaval do Jaraguá 2009.

Convidem a todos para conhecer e se divertir com o Baque Alagoano!

________________________________________________

. O nosso amigo de Murici, Stan, já disponibilizou os outros dois vídeos que gravou de nossa apresentação no Festival da Natureza. Estão todos disponíveis no blog do grupo. Em resposta aos agradecimento, disse Stan que "é o mínimo que posso fazer pela nossa cultura. Abraços e sucesso de monte, hoje e sempre". Tudo em dobro pra você, Stan.

________________________________________________

. A agenda de atividades do grupo (ensaios, apresentações e atividades recreativas) serão mantidas atualizadas no blog, para que os senhores possam consultá-las sempre que precisar. Afinal, vai ser difícil decorar o local dos ensaios neste mês de janeiro, que vai variar bastante. Também não vem nos faltando convites para apresentação, que estão sendo avaliadas pelo nosso Coordenador Artístico Cultural, Pablo Young. "Aguardem cartas", rs.

________________________________________________

. As fotos da oficina de confecção de chapéus, que ocorreu sábado e domingo passados, serão postadas ainda esta semana no blog. Aos batuqueiros que posaram para fotos já com os chapéus confeccionados, para que o figurino não perca o caráter de inédito, a respectiva foto será enviada por email e não ficara disponível no álbum do blog. Solicitamos não divulgá-las por enquanto.

________________________________________________

. No dias 17 e 18 de janeiro o Baque Alagoano estará visitando a Nação Cambinda Estrela. Os ensaios previstos para estes dias serão remanejados, para que não haja perda para o grupo. Em breve, o coordenador do grupo, Rômulo Fernandes, estará comunicando oficialmente como ficarão os ensaios destes dias. Lembrando que as visitas não se limitam a quem queira tocar com o Cambinda no carnaval, e sim para qualquer um que se interesse por conhecer o sotaque do Maracatu Cambinda Estrela ter novas experiências musicais.

_________________________________________________

. O BOLETIM SEMANAL DO BAQUE ALAGOANO PRECISA DE VOCÊ! QUEM TIVER SUGESTÕES PARA BATIZAR O BOLETIM, É SÓ ENCAMINHAR POR EMAIL ATÉ O DIA 11.01.2009. EM SEGUIDA, AS SUGESTÕES ENVIADAS SERÃO DIVULGADAS PARA VOTAÇÃO, EM ENQUETE QUE CONSTARÁ DE NOSSA LISTA, BLOG E COMUNIDADE DE ORKUT, E QUE FICARÁ NO AR ATÉ O DIA 25.01.2009. O NOME VENCEDOR SERÁ UTILIZADO NO BOLETIM DA PRIMEIRA SEMANA DE FEVEREIRO.

__________________________________________________

. A Comissão de Música arrasou, terminando o ano de 2008 colocando no repertório do Baque as loas compostas pelo batuqueiro Marcelo Melo. Neste dia 3 retornam os ensaios de músicas cantadas (de autoria do batuqueiro Daniel Madeira), no Museu, e das lindas loas, que serão apresentadas nas prévias do Jaraguá.
__________________________________________________

. Estamos na página da Secretaria de Estado da Cultura, em seus dados catalográficos. Acesse o site abaixo e confira.
http://www.cultura.al.gov.br/produtores-e-agentes-culturais/copy38_of_modelo-para-copiar
http://www.cultura.al.gov.br/cadastros-de-arte-literaria-e-musical/musica/musica-popular-nordestina/copy20_of_antonio-pedro-da-silva-2013-campina-das-alagoas

__________________________________________________

. A tarde do dia 3 será a última dedicada à oficina de percussão ministrada pelo francês Stephano Perruchet. A oficina foi viabilizada por meio do Mestre Wilson Santos, que também proporcionou aos batuqueiros do Baque Alagoano que demonstraram interesse a participação sem custos. Estão frequentando as oficinas, que teve etapas no dias 20 e 27 passados, os batuqueiros Diogo, Cadu, Pedro e Christiano. Aproveitem, rapazes, e tragam para o Baque novos elementos musicais. O ensaio do Baque acontecerá normalmente.

__________________________________________________

. Um agradecimento especial à Casa do Médico, que nos acolheu durante dois dias (27 e 28) para a confecção dos 49 chapéus do grupo. Lá tivemos a estrutura necessária para a realização das atividades: mesas, energia elétrica, material de escritório à disposição, wc, suco, segurança e simpatia. Obrigada, batuqueiro Flávio.
__________________________________________________

. Dia 15 de janeiro é a previsão da Comissão de Vestimentas de estar com todo o figurino 2009 do Baque Alagoano pronto. A exemplo dos chapéus, que foram preparados com bastante antecedência e que se encontram aguardando somente o acabamento (que será aplicado mais próximo ao grande dia, para evitar danificar com o transporte ou a guarda), a referida comissão vem prezando pelo trabalho antecipado, para evitar imprevistos de última hora. Em breve será divulgado dia, local e hora para que os batuqueiros compareçam para as medidas e prova. Adereços como brincos e pulseiras também estão sendo providenciados para compor o figurino de 2009.

__________________________________________________

. No próximo dia 10 (sábado), após o ensaio, por intermédio do Batuqueiro Daniel, que estuda astronomia e participa do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal), os integrantes do Baque irão para o observatório astronômico, que fica próximo ao Colégio Batista Alagoano, conhecer os anéis de saturno e outras maravilhas astronômicas. Quem quiser levar amigos e parentes, é só convidar e se juntar ao grupo. O local é muito agradável e o programa imperdível.
__________________________________________________

. A Comissão de Instrumentos esteve a todo vapor neste recesso. Os agogôs e goguês do grupo estão passando por manutenção. Serão confeccionados xequerês coletivos com a benção de Nanny Moreno, que periodicamente nos brinda com sua simpatia e graça, colaborando com as coreografias do pessoal do xequerê. Nanny se disponibiliza a confeccionar os xequerês com os integrantes do grupo que tenham interesse em aprender a técnica. As alfaias coletivas ainda se encontram em quarentena. Mas serão reparadas em breve. A prioridade de uso dos instrumentos coletivos é das pessoas que não tenham condições de adquirir seu próprio instrumentos e para desenvolver atividades sociais e educativas dos projetos do Baque em 2009.

__________________________________________________

. Como nem todos os batuqueiros estão inscritos na lista de discussão do grupo, encaminho a mensagem de Natal do Benedito Pontes, nosso grande incentivados, postada na lista de discussão do Baque. Aproveito para solicitar que os novos batuqueiros que ainda não estão inscritos na lista, por favor, ir até nosso blog e na coluna da direita, logo abaixo de nossos contatos e livro de visitas, clicar no espaço que convida para ingressar na lista yahoo do Baque Alagoano. Por lá, circulam, texto, artigos e arquivamos material coletivo para consulta. Eis a mensagem:

BAQUE ALAGOANO - FELIZ ANO NOVO!!!!

Que baque é esse!Que baque é esse minha gente que arrebenta corações!Das multidões de todos os foliões!Na brincadeira vai fazendo da cultura seus ideais,suas vidas e seus sonhos.A nossa gente haverá de agradecer,a esses heróis do Batuque Alagoano,e nesse ano que agora se inicia ,a alegria já se faz aparecer,pois,no coração de cada batuqueiro jazem,a esperança,a fé e a coragem da transformação,mudanças de paradigmas,nas relações humanas e entre as nações.Que venham vocês do Maracatu Baque Alagoano,ainda bem que vocês existem! Um 2009 repleto de tudo e de todas as coisas que nos fazem sentir vivos! Benedito Pontes.


Um forte abraço da Comissão de Comunicação; o primeiro de 2009.
____________________________________________
Este Boletim é uma iniciativa da Comissão de Comunicação do Maracatu Baque Alagoano.
Contato: Rita (ritarita2000@gmail.com e 82 9973-3380)

Nenhum comentário:

Postar um comentário