quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Maracatu Baque Alagoano, com força total neste mês de janeiro de 2009.

Descrição: foto de perfil, dos batuqueiros da fileira de repique da alfaia,
com suas vestimentas oficiais (camiseta branca e saias/colete de xita azul) na apresentação da Faculdade Fits.


Nem bem o ano começou e o Maracatu Baque Alagoano já está com todo o pique para retomar suas atividades e ensaios.
.
Descanso sempre é bem vindo. Mas no caso do Baque, os batuqueiros estão todos sentindo falta dos ensaios e ansiosos para o retorno das atividades, que foram suspensas por duas semanas (as dos festejos natalinos), para descanso dos batuqueiros.
.
Durante o breve recesso, nos dias 27 e 28, os batuqueiros se reuniram para confecção dos adereços da vestimenta de 2009. Foram confeccionados os 47 chapéus dos componentes do grupo. A nova vestimenta será inaugurada nas prévias do carnaval do Jaraguá 2009.
.
Como declama Caetano Veloso, em forma de música, "como é bom poder tocar um instrumento." E este alegre e periódico encontro de batuqueiros para desfrutar de boa e contagiante música retornará sua rotina normal.
.
No próximo sábado, 3, os ensaios serão retomados. Este primeiro ensaio de 2009, que começa às 14h, será realizado no Museu Téo Brandão, para que seja possível o repasse das loas e músicas cantadas no sistema de som do museu.
.
E as atividades continuam no domingo, 4, no mesmo horário. O ensaio do domingo acontecerá na Praça Marcílio Dias.
.
Até as prévias do Jaraguá, 13 de fevereiro, o Baque ensaia todos os sábados e domingos, sempre às 14h, e sempre no bairro do histórico, com concentração marcada para o Museu Téo Brandão, Praça Marcílio Dias, Praça Dois Leões e Largo dos Pombos. Verifiquem a agenda do Baque, logo abaixo e apareçam.
.
Os ensaios são abertos. Em dois deles (25.01 e 08.02) convidamos a todos que queiram se divertir tocando juntamente com o Baque, para levar seu instrumento percussivo (agogôs, xequerês, gonguês, caixas, alfaias, timbáus, djambês etc.) e participar do grande batuque que está previsto para o final do ensaio, no Largo dos Pombos, às 17h. O Baque e os demais grupos, convidados e o público em geral, irão tocar, dançar, cantar e se alegrar, no que chamaríamos de "Prévia das Prévias do Carnaval do Jaraguá". Nestes dias, o Baque ensaia em cortejo, saindo às 14h da Praça Dois Leões em direção ao Largo dos Pombos.
.
Este ano de 2009, o Baque manterá um pólo no Largo dos Pombos, por trás do mercado, onde se concentrará a partir das 19h e sairá por volta das 22h pelas ruas do bairro, em cortejo semelhante ao que realizou em 2008, passando pela Praça Raiol, seguindo pela Rua Sá e Albuquerque e encerrando na Praça Dois Leões.
.
Serão vendidas camisetas a partir da segunda quinzena de janeiro para quem quiser sair com o Maracatu Baque Alagoano no Carnaval do Jaraguá 2009.
.
Venham todos conhecer e se divertir com o Baque Alagoano!

Um comentário:

  1. Oi acabei de falar com um de vo6 através do orkut, fiquei mto feliz em saber que a cultura do maracatu exista em ALAGOAS...Sou Perambucano de nascência, mas Alagoano de coação pois morei por 13 em Maceió, desejo mta luz paz e todos so caminhos aberto para vo6 do Maracatu Baque Alagoano....

    ResponderExcluir