domingo, 27 de setembro de 2009

Atividades da Semana do Baque Alagoano


Esta semana o Baque não ensaio, como faz, tradicionalmente, todo sábado a tarde, na praça Marcílio Dias.

De 25 a 27 de setembro, os batuqueiros do Baque estiveram envolvidos com a oficina de percussão e maracatu promovida pelo Sesc/AL, idealizada pelo Sesc, com o objetivo de comemorar o valor e o significado dos instrumentos.

O momento cultura foi ministrado pelo músico carioca Marcello Santos, no teatro Sesc Jofre Soares, Centro.

Nascido no Rio de Janeiro, Marcello passou sua infância no subúrbio carioca. Morador do Engenho de Dentro, foi lá onde teve os primeiros contatos com a percussão. Nos anos 80 foi morar no nordeste, onde teve a oportunidade de conhecer ritmos como o forró, frevo, coco, maracatu, boi, reizado, cabaçal, tambor de crioula e baião. Hoje, o etnomusicólogo, ritmista de escola de samba (RJ), batuqueiro de maracatu e coordenador da Bienal de Percussão (CE), dedica-se também a ministrar oficinas de percussão por todo o País.



E para relaxar, na noite de 26 (sábado), o Baque esticou a tocada, encerrando as atividades no Bar do Negão (Mercado do Jaraguá) com o seu Batucão, que ocorre periodicamente e já integra o calendário oficial do grupo.



Participaram do Batucão, inclusive, os demais integrantes da Oficina do Sesc e ex-batuqueiros do Baque, como Maria de Jesus, Letícia Santana e Adrian, que também participam da oficina.

Valeu pela presença, pessoal!

Descrição da Imagem: a primeira foto é de uns 10 batuqueiros, com suas alfaias, no palco do Teatro Jofre Soares, escutando as orientações do Mestre Marcelo.
A segunda foto é de um grupo de seis batuqueiros sentados em uma mesa do Bar do Negão, no Batucão do Baque, relaxando do segundo dia intenso de oficina. Entre eles, os coordenadores Rômulo e Pablo, além dos Batuqueiros do Baque Daniel e Gustavo.
A terceira foto é dos batuqueiros Júlio e Fran, no Bar do Negão, se "desafiando" no pandeiro.

Para verem mais fotos, cliquem no álbum da coluna da direita deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário