terça-feira, 29 de setembro de 2009

O BAQUINHO CHEGOU!!!



Neste próximo final de semana, paralelo à Oficina do Maracatu Baque Alagoano, preparatória para o ingresso de novos batuqueiros, que acontece no dias 3 e 4, teremos a Primeira Oficina do Baquinho, que funcionará no domingo, 4, das 9h às 12h.

O objetivo do Baquinho é despertar as crianças para a cultura, a arte e a musicalidade, divulgando o maracatu e a percussão de forma lúdica e recreativa para os pequenos a partir dos 5 anos de idade. Não necessariamente para ingressar no grupo, mas conhecê-lo e vivenciar suas práticas culturais.

Temos 10 vagas e a taxa de inscrição custa R$ 10,00. É dispensada a doação do 1kg de alimento não perecível, pois 25% desse valor será doado para a campanha de arrecadação de alimentos do grupo.

A idade mínima é 5 anos, por ser uma faixa a partir da qual o batuqueirinho aproveitará melhor a experiência. Mas quem quiser trazer gente mais miúda ainda, é só combinar conosco, que estaremos traçando uma estratégia de atendimento quase que personalizado do batuqueirinho, de forma a acolher todos os que tenham interesse. Nesses casos, provavelmente precisaremos dos pais por perto.

A exemplo do Baque, também temos cotas de isenção de inscrição, como forma de inclusão social para pessoas que têm interesse em participar da atividade, mas não têm condições de custeá-la. Em troca da isenção, os pais dos beneficiados estarão colaborando como voluntários na oficina.

As atividades estão bastante diversificadas. Teremos cineminha e fantoches, com pipoca e tudo, onde serão abordados temas como a escravidão, a origem do maracatu, a importância do boi em nossas tradições culturais, entre outros temas; oficina de confecção do figurininho do Baque; dinâmicas para assimilação de sons e ritmos, cantoria, dança e o encerramento com uma apresentação em cortejo pelo pátio do Museu Téo Brandão, já usando o figurino confeccionado pelos pequenos.

1ª Oficininha de Maracatu Baque Alagoano, para pequenos batuqueiros (a partir dos 5 anos de idade)
Taxa de inscrição: R$ 10,00 (25% do valor será doado para a campanha de arrecadação de alimentos do grupo)
Vagas Limitadas: 10 (número de instrumentos disponíveis, mas quem tem seu próprio instrumento tem a vaga garantida).
Local: Museu Théo Brandão
Dia 4 de outubro de 2009
Das 9h às 12h
Instrumentos: agogô, alfaia, xequerê e caixa.
Informações e pré-inscrição: Rita (9973-3380), Fabrícia (8871-3231) e Andressa (9326-0669)

Email: mbaquealagoano.blogspot.com
www.maracatubaquealagoano.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário