quinta-feira, 18 de novembro de 2010

20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, todo o Brasil para no intuito de refletir junto à sociedade a inserção e o papel do negro dentro dessa própria sociedade. Mas, porque escolher a data 20 de novembro?

A data foi escolhida pelo Movimento Negro (o maior do gênero no país), porque é a data da morte do maior líder e combatente da escravidão, Zumbi. O guerreiro Zumbi dos Palmares representa o marco da resistência negra contra escravidão, humilhação e a todo o tipo de discriminação que possa existir.

A Abolição dos Escravos no Brasil foi decretada em 13 de maio de 1988, dando liberdade aos negros. Entretanto, ao contrário do que ocorreu com os escravos norte-americanos, eles não receberam condições materiais para participarem da vida em sociedade. Sem lugar para ficar, sem trabalho e sem nenhuma renda para sobreviver, muitos foram marginalizados. Como a própria música diz “Viva o 13 de maio/negro livre no Brasil/Mas ao bem da verdade/foi um 1º de abril”.

O dia 13 de maio é o grande ponto de debate dentro do Movimento Negro, mas o dia da Consciência Negra vem, para além do debate sobre o papel e inserção do negro, cobrar políticas públicas em defesa dos seus Direitos bem como o combate ao racismo e toda forma de intolerância que possa vim acontecer. Não cabe mais dentro da sociedade brasileira pensar que existe uma “democracia racial”, esse mito apenas acentua uma discriminação silenciosa que é melhor visualizada através dos números. Eles comprovam que um homem branco ganha mais que um homem negro, como se isso não bastasse, os reflexos da história se vê no quadro social em que a maioria da população negra brasileira encontra na classe de baixa renda ou em condições de miserabilidade.

Por isto, é necessária uma política de saúde voltada para os negros. Também é fundamental banir a discriminação racial que muitas vezes é disseminada através de piadas de mau gosto. Acima de tudo, que no dia 20 novembro a sociedade compreenda, entenda e reflita quais os reais motivos de tal luta e que esta sociedade, assim como o movimento, esteja pronta para combater qualquer injustiça que surja ou que passa surgir dentro do ambiente social, de trabalho, escolar e até mesmo político e econômico.

Salve Zumbi, Salve o povo Negro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário