quarta-feira, 2 de março de 2011

Baque Alagoano Prestigiará a Lavagem do Beco em Penedo


Há cerca de 15 anos o carnaval da cidade ribeirinha de Penedo/AL é aberto pelo tradicional ritual da "Lavagem do Beco da Preguiça" (ver vídeo acima). Com flores e água perfumada, adeptos do Candomblé descem as ruas enladeiradas da cidade até o local chamado "estreito Rosário" para desejar paz, alegria e muita harmonia aos foliões locais e aos visitantes.

Esse ano, a festa ocorre na sexta-feira, 4/3. E contará com a participação do Maracatu Baque Alagoano. O grupo recepcionará os filhos de santo e os acompanhará em cortejo pelas ruas apertadas do "estreito Rosário". Uma novidade que tornará ainda mais belo o ritual que todos os anos mobiliza centenas de pessoas.

Para o Maracatu Baque Alagoano a experiência é nova, mas a intenção é antiga. O grupo vinha projetando a sua participação há cerca de dois anos. Conseguiu em 2011 graças a parceria com a Secretaria de Cultura de Penedo. Após alguns contatos, a Secretária de Cultura, Eliana Cavalcante, resolveu inserir o Baque nos festejos demonstrando compreensão histórica dos vínculos que unem o Maracatu e as tradições dos negros escravos.

A História

O Maracatu é uma manifestação cultural que pode ter nascido entre os séculos XVI e XVII para acompanhar os cortejos de coroação dos Reis de Congo. Existiu em Alagoas até que em 1912 o Governador Euclydes Malta determinou o fechamento violento dos Terreiros. A ação ficou conhecida como "o quebra de Xangô".

À época, 2/2/1912, muitos adéptos do Candomblé foram brutalmente espancados e uma das Babalorixás mais conhecidas, Tia Marcelina, foi assassinada. A motivação para tal ato repulsivo foi disputa política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário