quinta-feira, 31 de março de 2011

Toda cadência do Maracatu na Caixa


No Maracatu alguém ou alguma coisa precisava aplacar a fúria das Alfaias, dá-lhes harmonia. E nada melhor que um instrumento de guerra para cumprir missão tão espinhosa. Tarefa para a Caixa de guerra.

A Caixa é um instrumento de origem européia. Os registros indicam sua existência desde o século XV. Versátil, a Caixa é usada no frevo, no samba, nas bandas marciais, nas fanfarras, além, claro, do Maracatu. Neste, o "tambor" possui várias funções que vão desde a introdução dos batuques, passando pela imposição da velocidade do ritmo até a harmonização da "conversa" entre as Alfaias.

No Maracatu Baque Alagoano o Jairon dos Santos é "o cara" quando se trata de Caixa. Percussionista dos bons, o estudante de História diz que não sabe se escolheu tocar o instrumento ou se "ele que me escolheu. "Só sei que adoro tocar e a Caixa é uma das minhas paixões", declara o enamorado Jairon.

Complicou, né? Dá vontade de tocar tudo, fala a verdade. E olha que ainda não apresentamos a Alfaia. Mas, não se preocupe. Na oficina do Baque Alagoano os participantes passam por todos os instrumentos. Isto, claro, para os que se dispuserem a aparecer por lá. No Museu Théo Brandão, no sábado, 2/4.

OFICINA DO MARACATU BAQUE ALAGOANO: FALTAM 2 DIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário