terça-feira, 4 de outubro de 2011

Baque Alagoano presta homenagem a folguedo centenário em Quebrangulo

Maracatu faz bonito ao conduzir cortejo com participação de 300 integrantes do “Nega da Costa”  


Uma viagem cheia de ansiedade! Foi esse o sentimento dos batuqueiros durante o trajeto de Maceió até Quebrangulo. Todos na expectativa de participar da XXVII Festa da Cultura de Quebrangulo, município do folguedo “Nêga da Costa”, nosso homenageado neste ano de 2011. Afinal, tocaríamos com 300 negas dançando e cantando ao som do nosso maracatu. assim aconteceu! 
A recepção calorosa da população, dos organizadores... Nos sentimos em casa! Logo após o almoço, a preparação, o aquecimento, a vontade de fazer história era visível no olhar de cada batuqueiro. A fluência de Nêgas da Costa na escola em que ficamos acomodados era algo que alimentava nossa imaginação: como seria a nossa participação na festa? 
Demos então início ao cortejo. Partindo da parte alta da cidade, o maracatu com um grupo de Negas à frente e sendo seguido por um mar de componentes do folguedo homenageado. Ficamos surpreendidos ao olhar para trás e ver a poeira levantando com a dança e brincadeiras das Nêgas! E isso foi somente o começo! Ao avançarmos pelas ruas da cidade foi bonito ver a população nas portas vibrando, sorrindo, feliz pelo acontecimento; pelo momento especial que a cidade estava vivenciando.  
Brincantes e irreverentes, os Nêga da Costa não se contiveram quando o Baque Alagoano executou a música deles com a qual tem homenageado o folguedo em apresentações ao longo deste ano. Ao entoar um "Nêga da Costa o que anda fazendo? Ando na rua comendo e bebendo!", o que se viu foi uma animada dança de nêgas junto aos batuqueiros, numa celebração festiva e especial. 
Nem mesmo o longo e cansativo trajeto tirou o ânimo dos batuqueiros. Pelo contrário, o Baque estava firme, forte e inteiro ao entrar na avenida principal onde uma grande concentração de público aguardava a apresentação nas calçadas e arquibancadas. E foi muito bom contarmos com a animação irrefreável dos Nêga da Costa, que animavam a todos com a sua presença, força e persistência. No momento mais solene da apresentação, o Baque homenageou de público o folguedo, ressaltou a importância da Festa da Cultura de Quebrangulo e presenteou o município com uma lembrança, em forma de alfaia, representativa do nosso maracatu. 
O que aconteceu em Quebrangulo mostra o quanto a cultura alagoana é rica, bela e forte! E o quanto há de espaço para trabalharmos a divulgação das manifestações culturais populares, para que cada vez mais alagoanos e visitantes conheçam, apreciem e se emocionem com a nossa história, com os nossos costumes e com a nossa gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário