quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Baque Alagoano no palco e ruas no Mês da Consciência Negra

Grupo sai com formação completa em apresentações de rua e tem participações especiais em projetos culturais da cidade

O Mês da Consciência Negra foi também um período de atividade intensa para o Maracatu Baque Alagoano, com apresentações públicas e participações especiais em projetos culturais como o Música em Pauta e Palavra Mínima. Mas independente de ser na rua ou no palco, de estar completo ou com formação reduzida o Baque fez bonito levando e elevando a nossa cultura, e fazendo acontecer em suas intervenções.

Um dos destaques foi a apresentação do Baque Alagoano na cerimônia afro-religiosa “Tambores de Xangô Rezado Baixo”, em frente a Igreja de Jaraguá, na noite do sábado 18, dentro da ritualística de coroação do Rei do Maracatu a Corte de Airá, ocorrida no dia anterior e no mesmo local. A apresentação do grupo foi magistral, com peso e desenvoltura, sendo apreciada e aplaudida por todos os presentes.

Outra apresentação pública foi o cortejo do grupo na orla de Pajuçara, no domingo 20, Dia Nacional da Consciência Negra, manifestando seu desagravo contra qualquer tipo de intolerância.

Participações - Destaque-se ainda as participações do Maracatu Baque Alagoano nos projetos culturais Música em Pauta e Palavra Mínima, que aconteceram no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).

No Música em Pauta, na terça-feira 22 - iniciativa do Sesc que contou na edição deste ano com a parceria do IZP - o Baque inicialmente mostrou um pouco do seu trabalho e da sua trajetória em exposição feita pelo coordenador Romulo Fernandes. E em seguida fez uma rápida e aplaudida apresentação para a platéia que compareceu ao teatro da Fernandes Lima. Participação também de Rose Mendonça na discussão sobre a evolução dos grupos percussivos em nosso estado, falando sobre o trabalho e contribuição do grupo Dona Mariquinha.

Outro momento no Espaço Cultural Linda Mascarenhas foi a participação especial do Baque no Projeto Palavra Mínima, iniciativa da Comusa (Cooperativa da Música Alagoana) e do IZP que envolve música e poesia em um mesmo espetáculo. A participação aconteceu ao final do show da cantora Irina Costa, na sexta-feira 25, sendo uma grande surpresa para o público que lotou o teatro do IZP - até o momento da entrada em cena dos integrantes do Baque não tinha sido divulgado para o público essa apresentação especialíssima. Ao final da edição, não foram poucos os comentários elogiosos em relação ao trabalho da artista e à presença dos maracatuzeiros.

E na noite da última quarta-feira 30, o Baque Alagoano tocou para o público presente na escola Benício Dantas no bairro do Poço, encerrando assim as atividades no mês da Consciência Negra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário