sexta-feira, 11 de maio de 2012

PROJETO CULTURAL ATUARÁ EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE PENEDO


Oficinas pretendem estimular a criação de grupos artísticos e confecção de instrumentos de percussão


O Projeto Tambores, iniciativa da Universidade Federal de Alagoas em parceria com a Prefeitura de Penedo e a Secretaria de Estado da Cultura, será lançado neste sábado, 12 de maio. A iniciativa irá beneficiar as comunidades de Oiteiro e de Tabuleiro dos Negros, localizadas na cidade de Penedo, com oficinas que pretendem estimular a reprodução da cultura de matriz africana.

As atividades do Projeto Tambores contarão com apresentações artísticas dos grupos Maracatu Baque Alagoano, Orquestra de Tambores e Maracatu a Corte de Ayrá. Também participam os professores Edu Passos, que fará uma aula aberta, e Jadiel Santos, que se apresentará com seu grupo de dança do Projeto Remanescente do Reino, chamado Muquém.

No período da manhã, a programação começa às 9h, na entrada do Povoado do Tabuleiro dos Negros, e se estende até 12h. À tarde, a mesma programação ocorre na comunidade do Oiteiro, entre 14h e 17h.

Certificação
As duas comunidades quilombolas foram certificadas entre 2006 e 2007, pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), que realiza o trabalho de catalogação há sete anos e já tem 65 unidades reconhecidas, que precisam do apoio público para auxiliar na preservação e promoção das suas manifestações culturais.

Segundo a professora Clara Suassuna, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab), projetos como o Tambores são de grande importância em qualquer comunidade quilombola, mas Oiteiro e Tabuleiro dos Negros têm maior necessidade, já que nas duas não existe um histórico de produção cultural musical ou artesanal e não há iniciativas públicas que as incentive. “É necessário agir dentro delas para valorizar a cultura do negro e aumentar a autoestima dessas pessoas, o que pode diminuir os casos de embriaguez e prostituição”, completa a professora.

O Projeto “Tambores”
O projeto, que surgiu por meio do Programa de Incubadora de Empreendimentos Culturais (Incart), inclui na sua programação oficinas de musicalização percussiva baseada em ritmos afro-brasileiros, Dança Afro e confecção de instrumentos percussivos artesanais.

A organização busca estimular a formação de grupos artísticos e culturais de matriz afro-brasileira e fomentar a indústria criativa na linha da economia da cultura, orientando as comunidades para a produção de instrumentos percussivos, tanto para consumo próprio quanto para o mercado interno. Segundo o percussionista Wilson Santos, Alagoas se ressente da falta de fornecedores de instrumentos artesanais e os grupos locais costumam buscá-los em outros estados, como Pernambuco e Bahia.
Após o lançamento, haverá uma programação semanal a partir de junho até o mês de novembro, em que serão realizadas as oficinas nas comunidades e na Unidade de Ensino de Penedo.


Texto: Renata Menezes - estudante de Jornalismo
Fonte: UFAL - www.ufal.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário