quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sessão Cinema da Shoo

O Tela Tudo Clube de Cinema e o Cineclube Ideário realizam neste sábado (05) uma sessão especial de cinema, amor, música e amigos. Com uma programação cheia de surpresas, a mostra CINEMA DA SHOO homenageia a atriz, jornalista e documentarista radicada em Alagoas, Márcia Shoo. Seus documentários Mulheres e o Mundo do Trabalho e Da margem ao centro: o outro lado do desenvolvimento, ambos já selecionados para exibições em TVs públicas e festivais de cinema brasileiros e latino americanos, serão exibidos pela primeira vez em uma sala de cinema alagoana. A sessão é encerrada com a energia do Maracatu Baque Alagoano e começa às 14h30min, no Cine SESI Pajuçara. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Realizado pelo Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul - PACS, Mulheres e o Mundo do Trabalho (2008) trata das experiências de vida das brasileiras Eliane, Sandra, Cátia e Angélica, quatro trabalhadoras do Rio de Janeiro, que reconheceram visões mais simples e justas sobre economia e cultivaram atitudes transformadoras em suas relações profissionais, sociais, econômicas e pessoais. O filme aborda temas como Economia Feminista e Economia Solidária e evidencia índices de uma realidade extremamente desigual, onde 60% dos trabalhadores pobres do mundo são mulheres e 81,8 milhões de mulheres estão desempregadas. Primeiro documentário de Shoo, o curta foi selecionado para importantes festivais de cinema feminino como o FEMINA (2009, RJ) e o da Chapada dos Guimarães (2010, BH), assim como para o Festival Latino Americano da Classe Obrera de Cinema e Vídeo (2010, BH).

Já em Da margem ao centro: o outro lado do desenvolvimento (2009), o foco é a contraditória realidade das Baías de Sepetiba e da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, onde a expansão de grandes projetos privados tem colocado em risco direitos essenciais das populações. O filme mostra a sabedoria e a simpatia de pessoas que resistem à poluição atmosférica, à contaminação das águas, ao extermínio da Mata Atlântica, dos manguezais e da fauna marinha. Denuncia, emociona e encanta ao provar que existe outro modelo de desenvolvimento possível. O segundo documentário de Shoo, também pelo PACS, foi selecionado para o FEMINA e integrou o Circuito Tela Verde em 2010.

Sobre Márcia Shoo

Comunicadora Social pela Universidade Federal de Alagoas (2001) estudou dramaturgia cinematográfica na Universidade Estácio de Sá (2005-2006), desenvolvendo a pesquisa "Dramaturgia do Corpo Excluído" a partir da análise dos filmes “Estamira”, de Marcos Prado, e “Moacir Arte Bruta”, de Walter Carvalho. Jornalista e artista multimeios na Associação Artística Saudáveis Subversivos (AL), na Ideário Comunicação, Cultura e Educação Popular (AL), no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (RJ), na Redes de Desenvolvimento da Maré (RJ) e no Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (RJ). Educadora nos laboratórios de roteiro do Ateliê SESC de Cinema 2011 (Riacho Doce, Maceió-AL) e Olhar Circular (2008, Marechal Deodoro-AL). Agogô instigada do Maracatu Baque Alagoano e ouvido musical apaixonado em tempo integral. Amante da natureza e defensora ativa de ideias comprometidas com uma sociedade mais justa e sustentável, como o poder de transformação humana a partir da socialização da arte e da cultura, a luta por condições favoráveis ao uso da bicicleta como transporte alternativo no meio urbano, e a difusão de uma atitude solidária, colaborativa e gentil em todos os seus papéis frente às relações sociais e pessoais

Sessão especial CINEMA DA SHOO

QUANDO: 05 de maio de 2012, SÁBADO, às 14h30min
ONDE: Cine SESI Pajuçara
ENTRADA GRATUITA
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre

REALIZAÇÃO
Tela Tudo Clube de Cinema
Cineclube Ideário

São parceiros dessa sessão de cinema, música, amor e amigos:
Centro Cultural SESI
Maracatu Baque Alagoano

Créditos:
Cartaz, banner e visual do site: Nataska Conrado
Texto-convite: Nivaldo Vasconcelos
Ilustrações material gráfico:
Asaasa, de Marianna Bernardes
Luzilâmpada, de Pedro Lucena
Shooshoo Beleza, de Nataska Conrado
Edição de informações: Lis Paim

Nenhum comentário:

Postar um comentário