segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Segunda Oficina de Maracatu Baque Alagoano

Descrição: início da oficina. Alongamento. "Piuí-tatatá, can-can-can, maracatu-maracatu-maracatu, can-quin-can-quin-can-quin-quin-can, pum-pum-pum-pum...” Participantes e batuqueiros no auditório do Museu Théo Brandão.

Descrição: Colocando a “mão da massa”.
Palco do Museu Théo Brandão. Mestre Dalmo comandando o batuque.

Descrição: Participantes da oficina mostrando que não estão de brincadeira,
detonando no maracatu de baque virado. Seqüência II muito bem tocada.

Descrição: Alegria no fim da oficina.
A oficina acabou, mas eles continuam com a gente. Parabéns batuqueiros.

Realizada nos dias 30 e 31 de agosto de 2008 no Museu Théo Brandão, a segunda oficina de maracatu Baque Alagoano, foi um sucesso!!! Contou com a participação de 20 dedicados alunos, auxiliados pelos batuqueiros do baque que não mediram esforços para que tudo desse certo. E deu!!!Iniciamos com um breve relato sobre a história do maracatu e do Baque Alagoano, não deixando de enfatizar o compromisso sócio-cultural do grupo e seus objetivos em relação à cultura alagoana.

Continuando, após uma boa sessão de relaxamento, os participantes foram conhecendo os sons do maracatu, cantando e usando o corpo como instrumento - "piuí-tatatá, can-can-can, maracatu-maracatu-maracatu, can-quin-can-quin-can-quin-quin-can, pum-pum-pum-pum...”

Enfim, após um final de semana inteiro de batuque, os participantes surpreenderam os batuqueiros do Baque, tocando três baques de maracatu (Seqüência II), com muita alegria e entusiasmo.

Se eles gostaram? Bem! Perguntados se teriam interesse em ingressar no grupo de batuqueiros, dos 20 participantes, 20 manifestaram interesse. E para que ninguém diga que estou mentindo, vejam o que a participante Luciane nos escreveu:

“Apesar de estar literalmente "quebrada", adorei a experiência tão diferente da minha rotina diária, agora entendo da "paixão louca" de meu marido pelo Baque... Foi uma imersão ao maracatu com direito a lavagem cerebral, não sei se foi coincidência, mas dormi involuntariamente com meus neurônios em estado de êxtase dizendo ao subconsciente: "piuí-tatatá, can-can-can, maracatu-maracatu-maracatu, can-quin-can-quin-can-quin-can-can, pum-pum-pum-pum...” Acho que posso me considerar mais uma batuqueira...”

Por fim, a organização agradece a todos os batuqueiros do Baque Alagoano que se dedicaram durante todo o final de semana para que a oficina pudesse acontecer. Se a oficina foi um sucesso, foi devido ao trabalho de vocês. Parabéns Baquêêêêê!!!
Lista de participantes:
01. Adailton Biff
02. Anahí
03. Anne Katarine da Silva
04. Beatriz Mendonça Pessoa (Bia)
05. Bianca Oliveira Cavalcante
06. Bruno Bastos
07. Carla Mendes Alves Pinto
08. Edgard Ferreira Barbosa
09. Ilka Cavalcante Omena
10. Isabela Leão
11. Jafia Alves
12. José Carneiro da Silveira
13. Juliana Michaello
14. Larisse Louise Pontes Gomes
15. Luciane Moreira Leahy
16. Maria Germania da Silva
17. Mariana Lima do Nascimento
18. Marilene de Carvalho
19. Talmir de Menezes Pereira Filho
20. Vanessa Tarciana Chagas de Lima

Um comentário:

  1. Sábias palavras Rômulo, realmente estamos todos de parabéns - novos batuqueiros e Baquêêê... - Foi demais esta oficina e estou no aguardo das próximas, pode contar comigo.

    Abraços

    Andressa

    ResponderExcluir