quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

BAQUE SEMANA

Ano 1, N.º 3, 15.01.2009

ritarita2000@gmail.com

www.maracatubaquealagoano.blogspot.com

_______________________________________________________

Agora o nosso Boletim Semanal do Baque tem nome.

É o BAQUE SEMANA, sugestão de nosso batuqueiro João Flávio.

E o que temos esta semana de “novidades percussivas”?

Bom, o tempo está passando e a adrenalina aumentando. Já, já – em menos de um mês – acontece o nosso Grande Dia: a apresentação do Maracatu Baque Alagoano nas Prévias de Carnaval do Jaraguá.

Como já divulgamos, a concentração do Grupo será no Largo dos Pombos, que fica por trás do Mercado do Jaraguá, em frente ao boêmio Bar da Zefinha e do atelier do Artista Plástico Achiles Escobar, a partir das 20h. A saída do cortejo será às 22h, seguindo pela Praça Raiol e pela Rua Sá e Albuquerque.

Já está praticamente tudo pronto, faltando apenas os detalhes da festa.

Estão todos convidados a acompanharem o cortejo do Baque.

E teremos a venda de camisetas do Grupo, por um precinho jóia, para quem se interessar por acompanhar o Baque literalmente vestindo a camisa do grupo.

Que rufem os tambores!!! A festa vai começar!

___________________________________________

. HOUVE UMA MUDANÇA NA AGENDA DE ATIVIDADES DO BAQUE. OS ENSAIOS ABERTOS, EM QUE QUALQUER PESSOA QUE LEVAR SEU INSTRUMENTO DE PERCUSSÃO PODERÁ INGRESSAR NO BATUQUE QUE SERIAM REALIZADOS NOS DOMIGOS 25.01 E 08.02 FORAM ANTECIPADOS PARA OS SÁBADOS 24.01 E 07.02, NO MESMO HORÁRIO. É QUE CONSTATAMOS QUE A REGIÃO DO JARAGUÁ OFERECE MELHOR ESTRUTURA DE BARZINHOS E MOVIMENTAÇÃO NOS DIAS DE SÁBADO.

ASSIM, APÓS O ENSAIO NORMAL, DO SÁBADO, O MARACATU BAQUE ALAGOANO SEGUE ÀS 17H EM PEQUENO CORTEJO DA PRAÇA MARCÍLIO DIAS ATÉ O LARGO DOS POMBOS. E LÁ NO LARGO SERÁ PERMITIDO A QUALQUER PESSOA QUE LEVE SEU INSTRUMENTO E TENHA INTERESSE EM BATUCAR, SE AGREGAR AO GRUPO.

VENHA BATUCAR COM O MARACATU BAQUE ALAGOANO!

___________________________________________

. A rotina de ensaios do Baque continua. Neste dia 17, sábado, o Grupo ensaia na Praça Marcílio Dias. Já no dia 18, domingo, o ensaio é em cortejo e sai do Largo dos Pombos, fazendo o percusso previsto para as prévias. Sempre às 14h.

___________________________________________

. Dando continuidade ao projeto "MACEIÓ MOSTRA SUA CARA", será realizado o baile "ISTO É CARNAVAL", primeira prévia do carnaval de 2009 em Maceió. Esse grito de carnaval manterá o mesmo espírito do baile realizado em 06/12/08, de lançamento do cd “Quem for podre, que se quebre”. Frevos e marchas resgatando e revigorando nossa cultura carnavalesca, há muito adormecida. O baile será realizado no dia 24/01/09, no Jaraguá Tênis Clube, com início às 22h. O evento é organizado pela Passárgada Turismo. Mais informações pelos telefones:(82) 3324-6545 e 9311-9393, ou pelo email: passargadatur@uol.com.br.

__________________________________________

. Visitem o blog Alagoastur, do Batuqueiro Ernani Viana, que divulga a atividade turistica em Alagoas, no Brasil e no mundo, promovendo o debate e expondo artigos, textos e resenhas acadêmicas dos turismólogos interessados em compartilhar suas produções. Os interessados em postar, basta enviarem um e-mail para: ernaniviana@gmail.com com texto em anexo, nome completo, contatos, atuação profissional e graduação. O endereço do blog é o www.alagoastur.blogspot.com

__________________________________________

. Esta semana tem Oficina de Pandeiro realizada pelo Mestre Wilson Santos, de cujas oficinas surgiu o Maracatu Baque Alagoano. A atividade será realizada nos dias 7 e 14 de fevereiro, das 14h às 17h, no Sesc Centro. O preço da oficina é R$ 15,00. Maiores informações pelo telefone: (82) 8871-0627.

__________________________________________

. Maracatu Baque Alagoano se apresenta no Baile Vermelho e Preto, do Jaraguá Tênis Clube. No próximo dia 30 o Baque se apresenta no tradicional Baile Vermelho e Preto. A convite da presidência do clube, o Baque vai animar os foliões entre uma das trocas de banda, mostrando o peso do seu maracatu e a animação de seus batuqueiros.

__________________________________________

. O Maracatu Baque Alagoano não pôde participar ativamente, no último domingo, 11, da VII Lavagem do Bomfim, promovida pela Casa de Iemanjá. A caminhada realizada pelas ruas de Maceió buscou a integração entre as Casas de Axé de Alagoas, simpatizantes e artistas, todos reunidos contra a Intolerância Religiosa, clamando respeito entre todas as formas de crença e culto religioso. Ainda assim após o ensaio do Baque, os batuqueiros se dirigiram ao evento e ainda houve tempo de acompanhar um pedacinho do cortejo. Na frente da Casa de Iemanjá os batuqueiros do Baque foram convidados para se agregarem aos batuqueiros de Afoxê da casa, e fizeram um belo e fraterno som.

Um agradecimento especial aos dirigentes da Casa, Pai Célio e Amaurício, que gentilmente convidaram o Baque Alagoano para participar do evento.

__________________________________________

. Nos dias 17 e 18 de janeiro uma comissão de integrantes do Maracatu Baque Alagoano promoverá a segunda visita de confraternização entre maracatus, na sede do Maracatu Nação Cambinda Estrela. Desta vez, a expectativa é de que representantes do Maracatu Nação Sol Nascente, de Correntes - PE, também se façam presentes, trocando experiências e doando ao Baque décadas de ensinamento. O Baque Alagoano ainda está em vivendo o seu segundo ano de existência.


Os ensaios desses dois dias ficam mantidos. Um agradecimento especial à Mestra Vanessa, do Cambinda Estrela, que além da receptividade na sede do Cambinda já realizou, sem custos, oficina em Maceió, especialmente para os integrantes do Baque aperfeiçoarem o toque.

___________________________________________

. Já foram postados no blog as fotos das duas últimas semanas de atividades do Maracatu Baque Alagoano. Visitem os nossos novos álbuns de fotografias.

___________________________________________

. É grande a movimentação na Lista Virtual de Discussão do Baque, mantida no Grupo Yahoo, para a escolha do nome do local onde será a concentração do grupo, no Largo dos Pombos nas Prévias do Jaraguá 2009. Muitas sugestões criativas. Em breve, o espaço que será mantido pelo Baque, nas prévias, será batizado e o nome divulgado.

Se você quer participar da lista de discussão do Maracatu Baque Alagoano é só ir até nosso blog e clicar no ícone que fica na coluna direita, logo abaixo de nossa apresentação e contatos.

__________________________________________

. Segue a agenda do Maracatu Baque Alagoano até o carnaval:

1. Ensaios:

Sábado: 24.01.2009 – Local: Museu Théo Brandão – Horário: 14:00

Domingo: 25.01.2009 – Local: Largo dos Pombos (Cortejo) – Horário: 14:00

Sábado: 31.01.2009 – Local: Praça Marcílio Dias – Horário: 14:00

Domingo: 01.02.2009 – Local: Largo dos Pombos (Cortejo) – Horário: 14:00

Sábado: 07.02.2009 – Local: Praça Marcílio Dias – Horário: 14:00

Domingo: 08.02.2009 – Local: Largo dos Pombos (Cortejo) – Horário: 14:00

Nos ensaios dos dias 24.01.2009 e 07.02.2009 o Baque vai se dirigir em cortejo para o Largo dos Pombos a partir das 17h. No Largo, todos os interessados que levarem seus instrumentos de percussão poderão ingressar no batuque e fazer um som com o Maracatu Baque Alagoano.

2. Apresentações:

Dia 30.01.2009 – Apresentação do Maracatu Baque Alagoano Baile Vermelho e Preto

Local: Jaragúa Tênis Clube

Horário: 22h

Dia 13.02.2009 – Apresentação do Maracatu Baque Alagoano nas Prévias do Carnaval do Jaraguá 2009.

Local: Largo dos Pombos (fundos do Mercado de Jaraguá)

Horário: Início das apresentações às 20h e saída do cortejo às 22h

__________________________________________

. Mais uma vez estamos nos "Informes Afro" do Cojira-AL desta semana (12 a 31 de janeiro). O Boletim publicado sob a responsabilidade da Jornalista Helciane Angélica, com apoio do Sindjornal divulgou o nosso blog e nossa rotina de ensaios até as prévias do Jaraguá.

_________________________________________

O Baque Semana é uma iniciativa da Comissão de Comunicação do Grupo.

Contato:

Rita Mendonça

ritarita2000@gmail.com

(82) 9973-3380

Um comentário:

  1. Rita!É por essas e tantas outras iniciativas que engrandecem o MaracaTÚ Baque Alagoano.Vocês estão fazendo história em defesa da nossa cultura.Agradeço ao apoio que tem dado ao projeto:"Maceió mostra sua cara".Abraços fraternos do Benedito Pontes

    ResponderExcluir